16.07.21

Projeto Sentir 2021 promove reflexão por meio da fé e da arte em Ano Inaciano

Edição em julho integra programação especial do Vieira no Mês de Santo Inácio

Projeto Sentir 2021 promove reflexão por meio da fé e da arte em Ano Inaciano

Refletir sobre como “Ver Novas Todas as Coisas em Cristo”, tema do Ano Inaciano, expressando-se por meio da fé e da arte. Este foi o principal diferencial da primeira edição do Projeto Sentir em 2021 – ano em que se celebra os 500 anos da conversão de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus, com programação que se estende até julho de 2022. 

No caso do Sentir, o projeto completa quatro anos, com pelo menos duas edições anuais, tendo sido realizado já pela terceira vez em formato virtual (live), por conta da pandemia. A iniciativa é coordenada pelo Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (Sorpa) do Colégio Antônio Vieira. O sarau com performances artísticas e orações tornou-se ainda mais representativo por também reunir, em especial, mensagens que retratam a Espiritualidade Inaciana.

“É um projeto que faz este convite para a gente, a partir da linguagem da música, da poesia e da beleza da arte que nos revela o sagrado, possa também fazer uma experiência bonita com Deus, assim como fez Santo Inácio, marcando esta edição especial comemorativa do Sentir para o Ano Inaciano”, declarou o pastoralista Daniel Oliveira. Ele e o também pastoralista, compositor e músico Diniz Monteiro atuaram como anfitriões da live.

CONVIDADOS ESPECIAIS

Nesta edição de 2021, realizada no último dia 13, a conjuntura pandêmica levando a momentos de reflexões a partir do exemplo de Santo Inácio fez com que o evento fosse visto também como “uma oportunidade de olhar para o próprio ser através da arte”, como resumiu Diniz. “Um lugar para descansar o pensamento”, ressaltou. O evento teve como convidados especiais os padres jesuítas Irala e Francys, o noviço jesuíta Renato Correia, além do músico e advogado Rodrigo Moraes (pai vieirense que até batizou o filho com o nome Inácio em homenagem a Santo Inácio) e a cantora Cida, que coordena o Coral Canto de Maria, no Santuário Nossa Senhora de Fátima, situado no Vieira. 

O padre Irala, SJ, fundador do grupo Oração pela Arte (OPA), mostrou algumas composições e vídeos com crianças que contam a história de Santo Inácio e a conversão a partir do momento em que foi ferido por uma bala de canhão durante a Guerra de Pamplona. O noviço Renato Correia fez uma participação especial, direto de Feira de Santana, interpretando, entre outras, a música Busca, que também faz referência à conversão de Inácio de Loyola. A cantora Cida e o músico Rodrigo Moraes, que é ex-aluno e pai vieirense, também contribuíram para que, por meio de canções marcantes, os internautas pudessem se conectar com a beleza do Amor de Deus. A live foi encerrada com um vídeo especialmente enviado pelo Pe. Francys, SJ, cantando e tocando violão.

A edição especial do Projeto Sentir está disponível no canal Vieira TV (YouTube). Confira!

Ícone - INSCRIÇÕES 2022
INSCRIÇÕES 2022

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo