Projeto pedagógico MDH desenvolve senso crítico de jovens sobre cidadania e direitos humanos
Aprendizagens da edição 2023 foram reveladas em espetáculo com tema 'A gente se transforma enquanto transforma o mundo'

Um espetáculo que impressiona pelo desempenho artístico de estudantes, mas principalmente pelo conteúdo de aprendizagens sobre cidadania e direitos humanos. A apresentação da edição 2023 do projeto Movimento Direitos Humanos (MDH) pelos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental (EF) do Colegio Antônio Vieira traduz-se em uma produção criativa que contempla os conhecimentos, os sentimentos e valores construídos em sala de aula, a partir das diversas linguagens que fundamentaram os estudos da proposta interdisciplinar.
“A gente se transforma enquanto transforma o mundo” foi o tema do espetáculo, apresentando nos últimos dias 7 e 8, na Sala de Arte Sálua Chequer. O evento revelou o quanto os jovens vieirenses do 9º ano EF passaram a ser ainda mais comprometidos com a causa dos direitos humanos, promovendo reflexões pela arte. “O projeto, desenvolvido desde 2014, promove ações com a perspectiva de dar mais visibilidade às questões dos direitos de todos os povos e de todos indivíduos a condições mínimas de existência com dignidade”, como explica a equipe pedagógica.

“Ao abraçar a temática sobre os direitos humanos, o colégio entende a importância que a educação exerce no respeito às diversidades culturais e na busca de alternativas para as problemáticas que afligem a sociedade. Nessa perspectiva, os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental foram estimulados a olharem bem, a voltar atrás, a ir ao encontro do que nos compõe como povo, a refletirem sobre os direitos garantidos legalmente e as dificuldades para que eles se efetivem na vida das pessoas e grupos sociais”, declarou a coordenadora pedagógica da série, professora Isabel Cezimbra.
Assim, durante todo o ano, professores e alunos do 9º ano EF do Vieira, conscientes de seu papel, protagonizaram um conjunto de ações com princípios e valores que se dirigem a criar uma cultura universal dos direitos humanos pautada no respeito, na valorização das diversidades e na solidariedade entre povos e nações, como destaca a proposta. Veja agora em nossa galeria mais registros desse belo momento!
Leia também
-
15.09.25
Diretor da Rede Jesuíta de Educação destaca compromisso do Vieira com formação integral
Prof. Fernando Guidini esteve com educadores e estudantes do colégio
-
15.09.25
APM Talks – Psicólogo Wilson Sampaio faz palestra no Vieira sobre "Família, Escola e Saúde Mental"
Evento é promovido pela Associação de Pais e Mestres em parceria com o colégio
-
12.09.25
Encontro de Jovens Transformadores incentiva estudantes para liderança e responsabilidade social
Com tema "Luz para o meu caminho", foi a primeira vez que o evento foi realizado no Sítio Loyola
-
12.09.25
APM Esportes disponibiliza quadras do Vieira para futsal, vôlei e baleado entre familiares de alunos
Iniciativa, realizada em parceria com o colégio, oferece oportunidade de diversão e integração