Projeto pedagógico MDH desenvolve senso crítico de jovens sobre cidadania e direitos humanos
Aprendizagens da edição 2023 foram reveladas em espetáculo com tema 'A gente se transforma enquanto transforma o mundo'
Um espetáculo que impressiona pelo desempenho artístico de estudantes, mas principalmente pelo conteúdo de aprendizagens sobre cidadania e direitos humanos. A apresentação da edição 2023 do projeto Movimento Direitos Humanos (MDH) pelos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental (EF) do Colegio Antônio Vieira traduz-se em uma produção criativa que contempla os conhecimentos, os sentimentos e valores construídos em sala de aula, a partir das diversas linguagens que fundamentaram os estudos da proposta interdisciplinar.
“A gente se transforma enquanto transforma o mundo” foi o tema do espetáculo, apresentando nos últimos dias 7 e 8, na Sala de Arte Sálua Chequer. O evento revelou o quanto os jovens vieirenses do 9º ano EF passaram a ser ainda mais comprometidos com a causa dos direitos humanos, promovendo reflexões pela arte. “O projeto, desenvolvido desde 2014, promove ações com a perspectiva de dar mais visibilidade às questões dos direitos de todos os povos e de todos indivíduos a condições mínimas de existência com dignidade”, como explica a equipe pedagógica.

“Ao abraçar a temática sobre os direitos humanos, o colégio entende a importância que a educação exerce no respeito às diversidades culturais e na busca de alternativas para as problemáticas que afligem a sociedade. Nessa perspectiva, os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental foram estimulados a olharem bem, a voltar atrás, a ir ao encontro do que nos compõe como povo, a refletirem sobre os direitos garantidos legalmente e as dificuldades para que eles se efetivem na vida das pessoas e grupos sociais”, declarou a coordenadora pedagógica da série, professora Isabel Cezimbra.
Assim, durante todo o ano, professores e alunos do 9º ano EF do Vieira, conscientes de seu papel, protagonizaram um conjunto de ações com princípios e valores que se dirigem a criar uma cultura universal dos direitos humanos pautada no respeito, na valorização das diversidades e na solidariedade entre povos e nações, como destaca a proposta. Veja agora em nossa galeria mais registros desse belo momento!
Leia também
-
19.12.25
Estudantes e famílias do Vieira celebram conclusão do Ensino Médio com missa e solenidade
Eventos reuniram pela primeira vez as turmas dos turnos diurno e noturno
-
19.12.25
Comitê Étnico-racial do Vieira avança nos propósitos de uma educação antirracista
Formações entre integrantes ampliam repertório para assessoramento das atividades junto aos estudantes e demais integrantes da comunidade escolar
- 18.12.25 Pastoralistas e orientadores educacionais do Vieira participam do II Encontro de Educadores Católicos
-
17.12.25
Vieira entrega materiais escolares à Escola João Paulo II, de Feira de Santana
Donativos foram arrecadados com mobilização de estudantes e famílias da comunidade do colégio em Salvador