Projeto Cenas Teatrais apresenta três peças infantis em setembro nos intervalos do Vieirinha
Ação faz parte das iniciativas da biblioteca do colégio para estimular o gosto pela literatura entre as crianças
“O teatro e a educação devem caminhar juntos; educar não é só ensinar a ler e escrever, é ensinar a pensar e sentir o mundo de outras formas”. A frase da consagrada atriz brasileira Fernanda Montenegro, neste Dia Nacional do Teatro (19), alinha-se à proposta do projeto Cenas Teatrais, que vem sendo desenvolvido, neste mês de setembro, pela Biblioteca Gino Raísa, SJ, a Biblioteca do Vieirinha, unidade do Colégio Antônio Vieira destinada às crianças e pré-adolescentes. Serão três apresentações, pelo Grupo de Teatro Griô, equipe da biblioteca e também por estudantes do Vieirinha, para os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental (EF), sempre no horário de intervalo de aulas.

AS PEÇAS
A primeira apresentação, realizada pelo Griô, foi no dia 12, com a peça “As Bruxinhas da Floresta”. As próximas estão previstas para esta sexta-feira (20), com a peça “Uma menina vestida de Jardim”, da escritora, cordelista e contadora de história Mari Bigio; e também nos dias 24, 26 e 27, datas em que grupo de alunos do Vieirinha encena para os colegas “A Primavera da Lagarta”, da escritora Ruth Rocha.
O projeto destina-se às crianças do Ensino Fundamental 1. No dia da apresentação do Teatro Griô, elas vibraram com a história de duas bruxinhas gêmeas que moravam em uma floresta e conheceram duas crianças também gêmeas – um enredo inspirado no livro “Quem tem medo de monstro”, da também consagrada escritora de livros infantis Ruth Rocha.

Já a peça “A Menina Vestida de Jardim”, a ser apresentada nesta sexta (20) pela própria equipe de contadores de história da biblioteca, encena o cordel de Maria Bigio sobre o Baile de Maria Flor, que não tinha um vestido apropriado para a grande festa, causando um verdadeiro rebuliço em Sítio Formoso. Como toda princesa, ela recebe uma ajudinha bem especial. Qual será?
ALUNOS EM CENA
A terceira peça traz aprendizagens não apenas para o público de estudantes, mas também para os alunos que encenarão a peça para os coleguinhas. Trata-se da história de “A Primavera da Lagarta”, também de Ruth Rocha. Trata-se de um enredo muito pertinente ao estudo do meio ambiente bem como das relações sociais e das relações do homem com a natureza, com metáforas acerca da metamorfose da lagarta e a transformação em borboleta.
Confira agora mais fotos do dia da apresentação de “As Bruxinhas da Floresta”, pelos atores mirins do Griô, muitos alunos do curso livre no Vieira!
Fotos: Secom/CAV.
Leia também
-
15.12.25
Vieira promove Show de Talentos dos Colaboradores e edição impressiona pela qualidade das produções
Já no finalzinho do ano letivo, equipe do colégio teve noite de descontração revelando habilidades artísticas
-
12.12.25
Estudantes atores do Cia Teatro Griô encantam público em apresentação de 'A odisseia da Odisseia'
Mostra artística revelou aprendizagens do curso livre para alunos do Vieira
-
12.12.25
Com marca assinada por Bel Borba, turma de 1975 do Vieira celebra 50 anos com reencontro
Evento reuniu eternos amigos em um bar e restaurante no bairro da Pituba
-
11.12.25
Marimpietri conduz formações para professores e gestores no PDG e Planejamento Pedagógico
Palestras fazem parte do conjunto de ações do Vieira voltadas para a saúde mental da equipe