Peça ‘Dandara na Terra dos Palmares’ é apresentada para colaboradores do Vieira como parte das comemorações pelo Dia da Consciência Negra
Espetáculo que homenageia guerreira quilombola já havia sido exibido para estudantes no mês de agosto
A partir da origem do seu nome, a jovem Dandara compreende a importância da valorização da influência da cultura afro e da luta do povo preto no processo de formação da sociedade brasileira. Com ludicidade, a Arte Sintonia Companhia de Teatro traz na peça “Dandara na Terra dos Palmares” reflexões consideradas importantes neste Mês da Consciência Negra. Depois de ter sido apresentado em agosto para os estudantes do Colégio Antônio Vieira, o espetáculo voltou ao palco da Sala de Arte Sálua Chequer na quinta-feira (19), véspera do Dia da Consciência Negra, agora para os colaboradores da instituição.

O texto faz uma homenagem à líder guerreira Dandara, do Quilombo dos Palmares, uma referência à resistência do povo preto contra as injustiças enfrentadas no Brasil desde os tempos coloniais. Com a peça, o colégio, que vem se destacando pela adoção de uma educação antirracista para crianças e adolescentes, convocou também os colaboradores para “refletir e celebrar a diversidade do povo brasileiro, reafirmando o importante papel de todos para buscar combater o racismo tanto na comunidade escolar como na sociedade”.
MAIS AÇÕES
Nesta semana, o Vieira também divulgou uma entrevista com a escritora e influenciadora digital Sheyla Bastos, fundadora do perfil @oespelhodopreto. Para este dia 20, Dia da Consciência Negra, o diretor-geral do Vieira, professor Sérgio Silveira, proferiu mensagem, divulgada pela Rede Jesuíta de Educação, alertando para a importância de ações concretas que reflitam o combate a todo tipo de discriminação contra o povo preto, valorizando seu potencial em todas as áreas de atuação na sociedade.
O Vieira tem se notabilizado pela adoção de uma educação étnico-racial, desenvolvendo eventos e projetos pedagógicos, voltados para os estudantes, a exemplo do “Salvador: território africano”; “África: eu sou porque nós somos” e “Humanidades e Heranças Africanas”, além do incentivo à leitura de livros que tratam da temática seja de forma mais lúdica, para as crianças, ou mais diretamente, no caso dos jovens.
Veja agora mais fotos da apresentação da peça Dandara!
Fotos: Secom/CAV.
Leia também
-
10.03.26
'De Volta à Infância' é tema da primeira edição do Dia de Descontração do Terceirão do Vieira
Momento, marcado pela ludicidade e fantasia, faz parte das ações do colégio voltadas para o cuidado com a saúde emocional dos estudantes
-
09.03.26
Vieira dá início à peregrinação do Ícone de Jesus Mestre da Esperança nos 80 anos da Anec
Imagem em tela vai percorrer instituições educativas católicas nos próximos meses
-
08.03.26
DIA DA MULHER - Aprendendo com elas sempre!
Homenagem do Colégio Antônio Vieira à data especial
-
07.03.26
Cuidado e autocuidado em prol da saúde no ambiente escolar é tema de palestra no Dia Anec Bahia
Evento, sediado no Colégio Antônio Vieira, é promovido pelo Conselho Estadual da Associação Nacional da Educação Católica e Anec Nacional