Missões jesuíticas unem Argentina, Brasil e Paraguai
Encontro bilateral ratifica compromisso de retomar o caminho dos 30 povos jesuíticos
Em março, um encontro bilateral dos governos estaduais do Rio Grande do Sul (Brasil) e Misiones (Argentina) ratificou o compromisso de retomar o caminho dos 30 povos jesuíticos da região para transformá-lo em um corredor turístico único, em seu tipo, no mundo.
O secretário de Cultura e Turismo do Rio Grande do Sul, Víctor Hugo Álvez, declarou que: “para nós há muitos interesses em comum e o desafio é que trabalhemos juntos o corredor da Rota Jesuítica: Brasil, Argentina, Paraguai. Vamos pedir ao governo brasileiro que invista nesse corredor integrado das missões”.
O secretário de governança de Itapúa (Paraguai), Marcos Gabriel, afirmou que “temos uma raiz comum, que são os guaranis e os jesuítas. Daí a importância de apoiarmos um projeto para revalorizar e gerar uma marca única no terreno das rotas jesuíticas da América”.
As Reduções Jesuíticas
Por quase 160 anos, entre 1609 e 1768, os jesuítas fundaram 30 cidadelas igualitárias em um território habitado pelo povo guarani, hoje dividido entre Argentina, Paraguai, Brasil e Bolívia. Nenhum índio era forçado a aderir às missões — mas se quisesse viver em uma missão, teria que se converter ao cristianismo e abdicar de alguns costumes tradicionais, como a poligamia.
Houve missões onde viveram até 8 mil guaranis, tutelados por apenas três padres jesuítas. Os índios também exerciam cargos administrativos e eram treinados para serem músicos e escultores. As missões começaram a ruir em 1750 no atual lado brasileiro, quando o Tratado de Madri (pelo qual os portugueses trocaram sua Colônia do Sacramento por terras no atual Rio Grande do Sul) determinou que padres e guaranis atravessassem para o lado de lá do rio Uruguai. O fim oficial veio em 1767, quando a Coroa espanhola expulsou os jesuítas de todos os seus domínios. As cidadelas acabaram abandonadas e pouco a pouco dilapidadas.
Fontes: OMPRESS-PARAGUAY/ www.viajenaviagem.com
Foto: Reprodução
Leia também
-
24.12.25
Vieira realiza missas e expressa votos de feliz Natal para comunidade escolar
Antes mesmo das férias, crianças e jovens estudantes, além dos colaboradores, participaram de celebrações especiais natalinas
-
23.12.25
ARTIGO – O Natal que inspira a missão educativa, por Pe. Emmanuel Araujo SJ
Confira mensagem do assistente espiritual do Vieira e reitor do Santuário Nossa Senhora de Fátima
-
22.12.25
Vieira entra em recesso natalino. Veja mensagem de fim de ano do diretor da Rede Jesuíta de Educação
Colégio baiano, que faz parte da RJE, retoma as atividades no dia 5
-
19.12.25
Estudantes e famílias do Vieira celebram conclusão do Ensino Médio com missa e solenidade
Eventos reuniram pela primeira vez as turmas dos turnos diurno e noturno