MDH – Estudantes usam arte para expor questões sobre direitos humanos de forma crítica e reflexiva
Performances e intervenções artísticas marcaram culminância do projeto Movimento Direitos Humanos no Vieira
Depois de uma verdadeira imersão em Direitos Humanos, em projeto interdisciplinar realizado durante o ano letivo, os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Antônio Vieira puderam expressar, por meio da arte, um pouco do que aprenderam ao longo de 2025. A culminância do projeto Movimento Direitos Humanos (MDH), nos últimos dias 10 e 11, foi uma verdadeira mostra das aprendizagens dos jovens, não apenas sobre o conteúdo temático, mas quanto ao desenvolvimento do senso crítico com a ampliação do repertório, entre outras habilidades e competências trabalhadas, para além do cognitivo, como explicou a coordenadora pedagógica da série, professora Eliana Fonseca.
Assim, inspirados pela obra “Direitos Humanos e Cidadania”, de Dalmo Dallari, os estudantes vieirenses capricharam nas apresentações sobre a temática, impactando o público de colegas e colaboradores ao alertar para questões sociais que assolam o mundo, com performances e intervenções artísticas no Pátio Centenário, do Vieirão. O diretor-geral do Vieira, professor Sérgio Silveira, prestigiou os alunos, ressaltando a importância das aprendizagens diante da missão educativa do colégio de buscar formar jovens competentes, conscientes, criativos, compassivos e comprometidos com a transformação social.

A culminância foi pautada no protagonismo dos jovens. Eles planejaram e executaram a exposição da temática por meio de diversas linguagens artísticas, como dança, teatro, declamação e instalações de artes visuais. As apresentações versaram sobre seguintes subtemas acerca dos Direitos Humanos contemplados na obra de Dallari:

- Direito à vida
- Direito à educação
- Direito à saúde
- Direito à moradia e a terra
- Direito à liberdade real
- Direito de participar das riquezas
- Direito ao trabalho em condições justas
- Direito de ser pessoa
- Direito ao meio ambiente sadio
- Direito à igualdade de direitos e oportunidades
APRENDIZAGENS MÚLTIPLAS
Durante o ano, os estudantes também participaram de aulas de campo, como a visita ao Parque das Dunas, ampliando, por exemplo, as aprendizagens sobre o direito ao meio ambiente sadio. Também puderam participar de palestras com promotores do Ministério Público. As aprendizagens com o MDH ainda contribuíram para o bom desempenho dos alunos em redação e em outros componentes curriculares, sendo também observadas nos aulões com questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que os estudantes da série já tiveram, antecipando-se ao programa preparatório para o Exame que eles já passarão a ter, de forma mais intensa, a partir do próximo ano.
Veja mais fotos da culminância do MDH!
Fotos: Secom/CAV
Leia também
-
17.11.25
APM TALKS – Marcia Andrade dá dicas às famílias vieirenses para qualidade de vida a partir dos 40+
Palestra com especialista em uroginecologia marcou encerramento da edição 2025 da série promovida pela Associação de Pais e Mestres
-
17.11.25
Bibliotecas do Vieira têm programação especial no Mês da Consciência Negra
Atividades integram ações do colégio para uma educação antirracista
-
14.11.25
Terceirão faz Passeio das Memórias ao Vieirinha em despedida marcada pelo afeto e cuidado emocional
Estudantes que ingressaram ainda bem novinhos foram recebidos em corredor de aplausos pelas crianças da unidade
-
14.11.25
Cerca de 300 estudantes do Vieira afirmam iniciação cristã em sacramentos da Crisma e 1ª Eucaristia
Celebrações especiais foram realizadas em outubro e no início deste mês de novembro