Livro conta história de Carlo Acutis, estudante de colégio jesuíta que será canonizado em setembro
A vida do "santo da internet" é contada por padre brasileiro que mora em Roma
O livro A Jornada Inspiradora de São Carlo Acutis, que apresenta a vida do jovem italiano conhecido como o “santo da internet”, foi lançado em junho deste ano por Pe. Bruno Franguelli, SJ. Por meio da obra, o jesuíta brasileiro resgata, com sensibilidade e profundidade, a trajetória de fé de Carlo, que morreu aos 15 anos de leucemia e será canonizado em 7 de setembro, no Vaticano.
Atualmente morando em Roma (Itália) e atuando como jornalista na Rádio Vaticano, Pe. Bruno conta que o desejo de escrever o livro surgiu da convivência com o jesuíta italiano Pe. Francesco Occhetta, SJ, seu coirmão de comunidade e primeiro biógrafo do jovem beato. Essa proximidade lhe permitiu um contato direto com a história de Carlo Acutis. “Percebi que, no Brasil, o carinho por Carlo crescia cada vez mais, então desejei escrever um livro com um diferencial inaciano. Para isso, entrevistei jesuítas que acompanharam de perto sua história”, conta.
Carlo foi estudante no Instituto Leão XIII, em Milão (Itália), um colégio da Companhia de Jesus. “Morreu como nosso aluno, desenvolvendo trabalhos incríveis com tecnologia”, destaca o autor. Desde cedo, o jovem italiano utilizava os recursos digitais para evangelizar e promover o bem. Criou sites sobre milagres eucarísticos, aparições marianas e eventos da Igreja, além de mobilizar ações sociais e iniciativas de voluntariado.
ESPIRITUALIDADE INACIANA
O livro conta com prefácio do Pe. Roberto Gazzaniga, SJ, que foi diretor espiritual do colégio onde Carlo estudou e teve contato próximo com ele. Foi também um dos primeiros a promover a causa de beatificação do jovem. Em uma das conversas com o autor, Pe. Gazzaniga definiu Carlo como alguém que viveu os fundamentos da espiritualidade inaciana, “harmonizando a fé com o compromisso concreto de servir aos outros”.
Na obra, Carlo Acutis é apresentado como um jovem normal, sem sinais externos ostensivos de religiosidade, mas com uma espiritualidade profunda e autêntica. “Carlo era transparência de Deus por onde passava. Sua vida foi marcada pela simplicidade do Evangelho vivido no cotidiano, pela confiança e entrega a Deus, pela evangelização sem proselitismos”, afirma o jesuíta brasileiro, que também completa: “Infelizmente, cresce cada vez mais juventudes muito apegadas aos aspectos estéticos e superficiais do sagrado e se esquecem do essencial do Evangelho. Carlo é um sinal de alerta para não nos esquecermos do essencial.”
CONVITE À REFLEXÃO
Para Pe. Bruno, Carlo Acutis encarna aquilo que Santo Inácio de Loyola chamava de “contemplativo em ação”. “A canonização dele é parte da realização do sonho de Inácio e de Arrupe, que desejavam que nossos colégios formassem homens e mulheres santos”, pontua.
Mais do que uma biografia, a obra é um convite à reflexão espiritual. “Se este livro nos provocar a viver uma fé mais autêntica, saindo de nós mesmos para ir ao encontro dos sofredores, ele já cumpriu seu papel”, afirma o jesuíta. Ao final da leitura, Pe. Bruno espera que os leitores façam o mesmo movimento de Santo Inácio ao ler a vida de Cristo e dos santos: “Se Carlo fez isso, eu também posso fazer.”
A cerimônia de canonização no dia 7 de setembro também incluirá Pier Giorgio Frassati, que, assim como Carlo, foi aluno dos jesuítas. A obra A Jornada Inspiradora de São Carlo Acutis está disponível para compra no site de Edições Loyola: www.loyola.com.br/produto/a-jornada-inspiradora-de-sao-carlo-acutis-5685
Fonte: Jesuítas Brasil.
Leia também
- 05.12.25 Listas de livros, materiais e planos de execução 2026
-
05.12.25
10ª Mostra CAV de GR encanta com 'O Mágico de Oz'
Alunas da Ginástica Rítmica do Colégio Antônio Vieira revelaram evolução em movimentos e técnicas
-
04.12.25
Ludicidade e diálogo multicultural marcam atividades da educação bilíngue no Vieira
Aprendizagem do inglês em 2025 se deu de forma fluída com atividades que mobilizam crianças e adolescentes
-
03.12.25
Em ano de COP 30 no Brasil, VIII ONU Colegial do Vieira dá exemplo de diplomacia e aprendizagens múltiplas
Evento, realizado de 24 a 28 de novembro, reuniu estudantes em simulação de conferências das Nações Unidas