Menu
Logo do site
Logo do site
12.06.25

JIP promove palestras sobre interesses profissionais como parte do projeto de vida do Terceirão do Vieira

Rodas de conversa com especialistas convidados, estandes de universidades e pronunciamentos na abertura mobilizaram estudantes da 3ª série EM   

JIP promove palestras sobre interesses profissionais como parte do projeto de vida do Terceirão do Vieira

“É preciso estar atento como as profissões vão se adaptar e avançar com as novas tecnologias, sempre tendo em mente que o profissional do futuro é aquele que nunca para de aprender e se reinventar,  dentro de uma atuação que precisa ter sentido”. As palavras do pedagogo, psicólogo e contador Antônio Carlos Ribeiro da Silva ecoaram, na última quarta-feira (11), junto aos estudantes da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Antônio Vieira, levando os jovens a reflexões sobre as escolhas que buscam fazer em seus projetos de vida. Eles participaram, durante todo o dia, da Jornada de Informação Profissional (JIP), evento promovido pelo Serviço de Orientação Educacional (SOE) e equipe de Formação Cristã do colégio. “Prof. ACR”, como é conhecido no meio acadêmico, fez a palestra de abertura da JIP, cuja programação ofereceu 25 palestras sobre grandes áreas de atuação e cursos específicos de graduação. A JIP ainda contou com estandes diversos das universidades para que os alunos do “Terceirão” tirassem dúvidas e conhecessem projetos desenvolvidos, a exemplo do Spot, cão-robô do Cimatec.

CARREIRA COM SENTIDO

Na palestra de abertura, o Prof. ACR abordou o tema “Traçando rota: como construir uma carreira com sentido”. Ele explicou que “uma carreira com sentido é aquela que alinha o trabalho realizado com os valores pessoais, interesses, habilidades e propósitos da vida do indivíduo”. Para alcançar tal objetivo, é preciso, segundo ele, buscar se autoconhecer, de fato, a partir de suas habilidades e competências”. Ele deu o exemplo da Teoria dos Tipos de Personalidade de Holland (realista, investigativo, artístico, social, empreendedor e convencional), associada à diversas áreas possíveis de atuação profissional, de acordo com cada perfil, para contribuir com as escolhas dos jovens em seu processo de definição de projetos de vida. “Mas sempre o mais importante é fazer aquilo que te move, com prosperidade, sim, mas de modo a estar bem com o que se tem”, frisou. E alertou: “Aquilo que se faz sem paixão, sem propósito, fica sem sentido”.

REFERÊNCIA PARA O MUNDO 

Pouco antes da palestra de abertura pelo Prof. ACR, o diretor-geral do Vieira, professor Sérgio Silveira, e o diretor acadêmico, professor Anderson Rafael, fizeram pronunciamentos, estimulando os estudantes a buscarem sempre fazer história na sociedade, a partir do diferencial da formação integral jesuítica do colégio, onde a maioria estuda desde crianças, ainda nas primeiras séries do Ensino Fundamental. “Sabemos que nossos alunos referência não param em Jorge Amado, Anísio Teixeira, Thales de Azevedo e muitos outros que fazem história, porque temos talentos que estão sempre se renovando como vocês, aptos a fazer a diferença não apenas em nosso colégio, mas pelo mundo”, afirmou o Prof. Sérgio. 

A partir da filosofia japonesa Ikigai (razão de ser), o diretor-geral do Veira ainda fez os alunos pensarem no que pretendem atuar a partir de quatro perguntas: “No que você é bom?”; “O que você gosta de fazer?”; “O que eu posso fazer e ser remunerado?”; e, “O que o mundo precisa e que eu posso contribuir?”. E completou Prof. Sérgio: “Não basta ser bom em algo, gostar e ser remunerado, é preciso responder ao mundo! E essa sociedade precisa de vocês, alunos formados nessa filosofia, nessa espiritualidade, na nossa Pedagogia [Inaciana, fincada na excelência acadêmica, mas também humana]. Portanto, na profissão que escolherem, busquem, a partir do potencial de vocês, dar sua parcela de contribuição para uma sociedade, para um mundo, melhor”, frisou.

ENCONTROS COM O CONHECIMENTO 

O diretor acadêmico, Prof. Anderson Rafael, recomendou que os estudantes também aproveitem, ao máximo, o último semestre no Vieira. “Não o encarem como um semestre de despedidas, mas de encontros também com o conhecimento; e sejam, como diz Maria Bethânia, o sal bom: não apenas os bons alunos do Vieira, mas o sal bom para a vida das pessoas, dando também sabor à vida de vocês”, concluiu, metaforicamente, ressaltando a vida com sentido, frisadas pelos professores ACR e Sérgio Silveira. A orientadora educacional, Josana Baqueiro; a coordenadora pedagógica da série, professora Cristina Cardoso; e pastoralistas da Formação Cristã, Jeferson Spíndola SJ e Rafael Nascimento, também participaram do evento, entre outros colaboradores vieirenses.

CLIQUE AQUI e confira agora mais fotos da JIP 2025!  

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo