Diretor da Rede Jesuíta de Educação destaca compromisso do Vieira com formação integral
Prof. Fernando Guidini esteve com educadores e estudantes do colégio
“O horizonte da formação integral que motiva o trabalho desta instituição e dos nossos educadores foi o que mais me chamou atenção: justamente, essa forma como o Vieira tem traduzido essa nossa concepção, a nossa prática, de formar pessoas conscientes, competentes, compassivas, criativas e comprometidas”. Com estas palavras, o diretor da Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE), professor Fernando Guidini, resumiu as impressões sobre a visita técnica que fez ao Colégio Antônio Vieira na última semana, de 9 a 13 de setembro. A visita técnica do diretor da RJE é feita anualmente a todas as 17 unidades educativas que integram a Rede no Brasil, sendo o Vieira o único colégio da RJE na Bahia.

Ao longo dos dias no Vieira, Prof. Guidini promoveu diversas reuniões técnicas com o diretor-geral, professor Sérgio Silveira, e todo o Conselho Diretivo; jesuítas e pastoralistas da Formação Cristã, coordenadores pedagógicos e gestores administrativos, além de comissões de professores, colaboradores, reservando também momentos para uma escuta ativa aos alunos, representados pelo grêmio e núcleos de protagonismo estudantil. “O Vieira tem uma característica muito especial com atuação dos colegiados, dos grupos, dos núcleos, das academias de conhecimento. Estar com os estudantes, ouvir deles os projetos, os seus sonhos, os desafios, a forma como eles entendem e veem essas articulações entre a teoria e a prática aqui dentro do Vieira, tudo também revela como a nossa proposta de formar integralmente é compreendida por eles e traduzida em ações, motivando nossos estudantes para que sejam protagonistas de suas aprendizagens, sujeitos do nosso projeto educativo”, disse o diretor da RJE.

ALUNOS APROVAM
“Foi uma reunião muito legal, onde pudemos entender mais sobre essa rede maior da qual faz parte o nosso colégio, inclusive com possibilidades de intercâmbio e troca de experiências sobre projetos dos estudantes, até mesmo pela plataforma Educate Magis. Além disso, foi muito bom ver o interesse do diretor da RJE em nos ouvir e saber sobre o colégio, também a partir do olhar dos seus alunos”, afirmou a estudante Sofia Abreu (de casaco rosa na foto), que integra o Grêmio Estudantil do Vieira.
Prof. Guidini fala um pouco mais sobre a visita no vídeo a seguir. Confira!
O diretor-geral do Vieira, professor Sérgio Silveira, destacou como a visita do diretor-geral da RJE também é motivo de estímulo para toda a comunidade educativa. “A presença do prof. Fernando Guidini ao nosso Colégio é sempre edificante e reforça ainda mais o que temos vivenciado ao longo desses últimos anos: somos uma comunidade que se reconhece como corpo! Os projetos, as conquistas, as inovações só estão se tornando possíveis porque são feitos de mãos dadas e corações unidos. Gratidão ao Prof. Fernando por fomentar ainda mais esse sentimento de pertença em nossa comunidade e pela escuta sensível e acolhedora. Seja sempre muito bem-vindo!”.
Veja agora mais fotos das reuniões das equipes do Vieira com o Prof. Guidini!
Imagens: Secom/CAV
Leia também
-
14.10.26
Virada Ecológica faz convite à humanidade 'pra melhorar' atenção ao meio ambiente
Projeto interdisciplinar envolveu estudantes do 7º ano EF do Vieira
-
13.10.26
Cuidado com o próximo e superação de problemáticas sociais são tema de ação formativa para adolescentes no Vieira
Projeto pedagógico que alia excelência acadêmica à excelência humana é um dos diferenciais do colégio
-
13.10.26
Vieira recebe delegação do colégio colombiano Bechmans para troca de experiências em educação
Ambas as instituições integram a Rede Global Jesuíta de Educação
-
09.10.26
Semana da Criança do Vieira encanta com peça educativa, atrações circenses, música e muita brincadeira em dias de pura diversão
Programação especial foi organizada pela Coordenação de Projetos Culturais e Grêmio Unio