15.06.20

Hora do Conto On-line preserva múltiplas aprendizagens em projeto desenvolvido pela biblioteca do Vieirinha

Vídeos com contação de histórias fazem parte do conteúdo pedagógico e das horas de lazer dos alunos

Escutar histórias na voz da daquela tia querida, da vovó, do vovô, da dinda… Um momento especial de afetividade e estímulo à imaginação que nem sempre pode ser realizado, sobretudo, em tempos em que se faz necessário o distanciamento social em meio a uma pandemia. E ouvir aquelas narrativas ricas em interpretação apresentadas pelas contadoras de histórias no ambiente colorido e inspirador da biblioteca da escola, hein?! Quanta saudade! A Hora do Conto On-line, iniciativa desenvolvida pela Biblioteca Pe. Gino Raísa do Colégio Antônio Vieira, visa preservar,  durante a quarentena, as oportunidades de múltiplas aprendizagens e crescimento cognitivo do projeto a Hora do Conto – destinado especialmente aos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da escola.

“O hábito de escutar histórias oportuniza a construção de uma identidade social e cultural. Por meio delas, é possível enriquecer as experiências vivenciadas, desenvolver a linguagem, ampliar o vocabulário, formar o caráter, conhecer diversos pontos de vista e ideias de fatos ocorridos, além de ampliar o imaginário dos nossos alunos”, explica a bibliotecária Jaqueline Torres, gestora das bibliotecas do Vieira. Para manter os benefícios aos alunos, a equipe da biblioteca está gravando vídeos, em que leem livros, a partir de narrativas estimulantes.

A aluna Anna gosta de ver vídeos com fábulas durante a quarentena

O material é disponibilizado na plataforma Moodle, como atividade integrante do conteúdo pedagógico, mas também é veiculado nas redes sociais do Colégio, permitindo o acesso pelas famílias vieirenses a qualquer hora. Boa parte dos acessos tem sido feita à noite, quando as  crianças adoram ouvir um historinha que as façam sonhar envolvidas pelo mundo da imaginação.

APRENDIZAGEM COM PRAZER

As escolhas das histórias e atividades da Hora do Conto são pautadas nos conteúdos vistos em sala de aula, “sendo que algumas histórias são para simples deleite dos alunos”, como frisa a bibliotecária Jaqueline. O principal objetivo do projeto, entretanto, vai bem além, como explica Jaqueline: “É despertar o interesse pela leitura, de forma a ampliar o repertório literário e o vocabulário da língua portuguesa, estimulando o hábito e o gosto pela atividade, além de contribuir para que a criança possa melhor expressar seus sentimentos, experiências, ideias e opções individuais, desenvolvendo ainda senso crítico, a partir dos livros lidos e relidos”.

Os irmãos Anna Luiza e João Pedro aprovaram a versão on-line do projeto

Mãe da aluna Anna, do 4º ano do Ensino Fundamental, a cirurgiã dentista Marcelle Rossi gostou da iniciativa dos vídeos durante a quarentena. “Minha filha frequentava muito a biblioteca da escola e adorava a Hora do Conto, bem como se sentia bem familiarizada com toda a equipe de contadoras de histórias e, agora, noto que ela fica bem feliz em revê-las na versão on-line do projeto”, diz. A pequena Anna confirma: “Às vezes, os dias podem ficar bastante tediosos no isolamento, por isso é sempre bom poder assistir a uma fábula de uma forma muito legal, até no celular”.
Os irmãos João Pedro e Anna Luiza, respectivamente do 4º ano e 6º ano EF, dizem que o projeto os ajudou a despertar o gosto pela leitura. “Ler nos faz crescer”, ressalta João Pedro. A mãe dos pequenos leitores, a telefonista Maricélia Albuquerque, sempre gostou do projeto e aprovou também os vídeos para assistir em casa. “É, sem dúvida, uma iniciativa muito gratificante da equipe da biblioteca”, afirma.

Quer conferir as histórias? CLIQUE AQUI