20.05.20

Família e escola reafirmam parceria para avanço da aprendizagem em tempos de quarentena

Reuniões virtuais sobre temas pedagógicos seguem até 4 de junho

Família e escola reafirmam parceria para avanço da aprendizagem em tempos de quarentena

A aprendizagem a distância para crianças e jovens tem se tornando um dos desafios enfrentados pela sociedade atual, em meio à quarentena imposta pela pandemia da COVID-19. Para discutir as metodologias e rotinas adotadas durante o período de distanciamento social, o Colégio Antônio Vieira vem realizando reuniões virtuais com as famílias dos alunos. Os encontros por turma via plataforma Teams foram iniciados na segunda-feira (18.05) e seguem até o dia 4 de junho (veja cronograma). O convite – com orientações sobre como participar, bem como os horários e datas conforme as turmas –  foi enviado por e-mail para os responsáveis.

Nas primeiras reuniões, realizadas por turma com pais e responsáveis dos alunos do 1º e 4º ano do Ensino Fundamental (EF), as famílias puderam expor questões do processo de adaptação à nova rotina, a exemplo do uso de tecnologias para aulas on-line. Elas também apontaram dificuldades enfrentadas inicialmente, indicando sugestões e compartilhando experiências acerca de soluções criativas que se alinham à proposta pedagógica da escola para a aprendizagem de crianças e jovens.  

“Estamos vivendo um cenário diferente para todos e nem todos os pais têm a experiência de um educador, por isso está sendo bem legal a escola se posicionar como ouvinte das famílias nesse momento”, diz a administradora e profissional autônoma Carla Alves, mãe da aluna Maria Clara, do 1º ano EF. “É um momento que está sendo difícil tanto para as famílias quanto para a escola, mas as aulas e atividades têm sido muito benéficas para as crianças ao estabelecer uma rotina de aprendizagem e, na reunião, é possível expor nossas impressões para avançarmos juntos com a escola”, conta a arquiteta Flávia San Juan, mãe de Pedro, da turma A.   

Carla Alves, mãe da aluna Maria Clara, destaca importância do canal de escuta às famílias. Na primeira foto, a mãe Rose Vega Cunha com o aluno João Gabriel: “Reunião extremamente positiva”

Intencionalidade  

Nos encontros virtuais, os professores, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais explicam as finalidades das metodologias adotadas pelo Vieira para crianças, respeitando a faixa etária das turmas também para as aulas on-line. A equipe ainda esclarece as famílias sobre as recomendações dos conselhos Nacional e Estadual de Educação, assim como da Sociedade Brasileira de Pediatria, além de orientações dos sindicatos das escolas e professores.

 “O objetivo dessas reuniões é fortalecer o vínculo com as famílias e refletir sobre a importância de construirmos juntos novas possibilidades de trabalho pedagógico, a partir desse espaço de trocas. Nós acreditamos que esse diálogo é muito potente nesse processo de aprendizagem, em tempos tão desafiadores”, explica a professora Adriana Novis, coordenadora pedagógica do 1º e 2º ano EF. “É um momento de se reinventar e ressignificar o processo educativo, com a parceria das famílias, sem perder de vista a intencionalidade das atividades pedagógicas”, completa. 

“Embora o Serviço de Orientação Educacional (SOE) já estivesse nesse movimento de ouvir as sugestões, tirar as dúvidas e fazer as orientações mais específicas às famílias, a reunião virtual de pais vem agregar muito nesse movimento de integração entre a família e a escola, reafirmando essa parceria, num momento em que também acolhemos as contribuições das famílias, para que possamos trilhar o melhor caminho e superar os desafios que nos estão sendo impostos nesse momento de isolamento social”, completa a orientadora educacional do 1º ano EF, a psicopedagoga Carla Moura. Ela ressalta como objetivo maior é a aprendizagem das crianças.

4º ano EF

As turmas do 4º ano EF também estão entre as primeiras a ter reuniões com a equipe pedagógica. Para a gestora financeira Rose Vega Cunha, mãe de João Gabriel, a videoconferência foi “extremamente positiva”. O que ela mais gostou “foi do fato da escola permitir que todos os pais falassem primeiro, de forma organizada”. Rose acredita que o novo espaço de diálogo com a escola tem servido também para acalmar as famílias quanto às inquietações diante de um momento tão desafiador gerado pela pandemia. 

Mãe dos alunos Guilherme e Mariana, Tânia Zacarias diz que a maioria das dúvidas está sendo esclarecida

“Um momento muito proveitoso, em que a maioria das dúvidas das famílias está sendo esclarecida, tendo o Colégio se colocado à disposição para ouvir, comprometendo-se a dar o retorno em relação às sugestões”, frisou a funcionária pública Tânia Zacarias, mãe de Guilherme e Mariana, alunos em duas turmas diferentes. “É um canal ímpar de comunicação entre a família e a escola, em que ambos os lados estão abertos à escuta, a construções e reconstruções, em um processo que, efetivamente, a escola se faz: na acolhida das dúvidas, no esclarecimento e na troca de aprendizados”, resume a orientadora educacional do 4º ano EF, a psicopedagoga Alice Machado.

Flávia San Juan, mãe de Pedro, destacou benefício das atividades escolares na quarentena

“Estamos num momento para o qual não se tem referências anteriores e, até por isso mesmo, é claro que não temos resposta para tudo, mas vamos criando nesse coletivo, estudando as melhores formas, testando e ajustando, unindo experiência e criatividade, mas sempre num movimento junto com as famílias, qualificando cada vez mais o trabalho pedagógico do Vieira” conclui a coordenadora pedagógica do 4º ano, a professora Eliana Fonseca. Ela também responde pela articulação pedagógica de todas as séries do Vieirinha (1º ao 7º ano EF). 

Fotos: Arquivos pessoais

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo