Menu
Logo do site
Logo do site
16.09.25

Ex-aluno do Vieira, pesquisador baiano Cássio Meira é empossado na Academia Brasileira de Ciências

Na solenidade, no último dia 11 em Recife, o cientista lembrou dos tempos de colégio, quando despertou o interesse pela área

Ex-aluno do Vieira, pesquisador baiano Cássio Meira é empossado na Academia Brasileira de Ciências

O pesquisador e professor da Fiocruz e do Senai-Cimatec, Cássio Meira, acaba de ser empossado na Academia Brasileira de Ciências (ABC). A solenidade de posse foi na última quinta-feira (11), em Recife (PE), cidade escolhida para a diplomação dos novos membros afiliados da Região Nordeste e Espírito Santo. Com apenas 36 anos, Cássio entra para o time seleto da ABC, na área de Ciências Biomédicas, na qual vem atuando há 16 anos, desde que entrou para a Faculdade de Ciências Biológicas da Universidade Federal da Bahia (Ufba), após ter concluído a Educação Básica no Colégio Antônio Vieira. Foi no colégio que ele despertou o interesse para a Ciência, como lembrou na cerimônia, e é também destacado na página oficial da ABC.  

“Na escola, Cassio gostava de ciências, história e matemática. Assistia muitos documentários sobre o mundo científico, principalmente os relacionados à natureza. No ensino médio, seu interesse aumentou com as aulas específicas de biologia, quando desenvolveu grande interesse em temáticas relacionadas à evolução e às células-tronco. No último ano, assistiu uma palestra sobre esse tema que considera um marco decisivo para ter escolhido a biologia. ‘Achei incrível a possibilidade de trabalhar com algo que teria um impacto direto na saúde das pessoas”, recordou Cassio. Então, fez o vestibular e entrou para o curso de ciências biológicas na Universidade Federal da Bahia (UFBA)’. Entrou na faculdade já convicto de que queria fazer pesquisa e buscou a iniciação científica de imediato”, frisa o site da instituição científica.

PESQUISA SOBRE CHAGAS

Prof. Dr. Cassio Meira faz parte atualmente do Programa de Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa da Fiocruz-BA e do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual da Bahia (Uneb). É também pesquisador do Instituto de Tecnologia de Saúde do Senai-Cimatec, onde atua em projetos de desenvolvimento de novos testes diagnósticos e prospecção de fármacos com potencial antiparasitário, imunomodulador e citotóxico. Suas pesquisas têm contribuído para o desenvolvimento de novos medicamentos para a Doença de Chagas e outras de natureza inflamatória.

“O que me encanta na ciência é a premissa de estarmos sempre buscando o novo, andando em um mar de incertezas, tentando trazer clareza para processos que ainda são difusos. Isso torna o trabalho desafiador e nada monótono”, declarou o acadêmico. Para ele, o título de membro afiliado da ABC é uma honra e um grande marco na sua carreira de pesquisador. “Pretendo ser colaborativo com os meus pares e participar ativamente das discussões da Academia”, afirmou. 

A posse do ex-aluno na ABC é mais um importante estímulo para os atuais estudantes vieirenses que, este mês, participam da Expociência, uma das ações do colégio de promoção da iniciação científica. Que nosso sempre vieirense Cássio Meira e todos os nossos alunos e ex-alunos brilhem em seus projetos de vida!

Fotos: Denisse Salazar/Ag. A TARDE e arquivo pessoal.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo