Estudos para seminário sobre mutações genéticas inspiram estudantes para a Expociência 2025
Prazo de inscrição de projetos de pesquisa para alunos do 8º ano EF à 3ª série EM termina no dia 13; para 6º e 7º anos segue até o dia 18

O Seminário sobre Mutações Genéticas e Doenças Raras, realizado no início de maio como atividade de Biologia, tem sido apontado como inspiração para que estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental (EF) do Colégio Antônio Vieira apresentem projetos de pesquisa para a edição 2025 da Expociência. A mostra de projetos e experimentos científicos será realizada no início do segundo semestre letivo. O prazo de inscrição para os alunos do 8º ano EF à 3ª série EM termina no dia 13; para os 6º e 7º anos segue até o dia 18. Os alunos do 1º ao 5º ano EF já estão inscritos automaticamente.

No caso dos alunos do 9º ano EF, o Seminário sobre Mutações Genéticas evidenciou como as ações de iniciação científica no colégio desenvolvem nos jovens o interesse pela pesquisa, atuando como protagonistas de seu processo de aprendizagem. Sob a orientação dos professores Luís Gois e Tiago Lucas, os alunos iniciaram, em abril, as pesquisas na Biblioteca Jorge Amado; para as apresentações, no Espaço Padre Klein em maio, dentro da proposta de evidenciar como as mutações genéticas podem causar diversas doenças raras, afetando a vida de milhares de pessoas no mundo.

Para além do conhecimento acadêmico e interesse pela pesquisa científica, o seminário, realizado dos dias 5 a 9 de maio, também promoveu o desenvolvimento de habilidades, como oratória e liderança, além de empatia e respeito às pessoas que lidam com desafios ocasionados por mutações genéticas. As pesquisas tiveram os seguintes subtemas: “Síndrome de Down – Quando há um cromossomo a mais no DNA”; “Albinismo – A mutação que impede a produção de melanina”; “Anemia Falciforme – Como uma mudança no DNA afeta o sangue”; “Distrofia Muscular de Duchenne – A doença que enfraquece os músculos ao longo do tempo”; “Fibrose Cística – Como uma mutação afeta a respiração e a digestão”; ” Síndrome de Turner – O que acontece quando falta um cromossomo X”; “Progeria – A mutação que causa envelhecimento acelerado”; “Síndrome de Marfan – Como uma mutação afeta o crescimento e o coração”; “Daltonismo – Por que algumas pessoas não enxergam certas cores?”; e, “Doença de Huntington – Quando uma mutação afeta os movimentos e a mente”.
Veja mais fotos das pesquisas em grupo na biblioteca e se inspire também para a Expociência 2025!
Fotos: Secom/CAV
Leia também
-
16.09.25
Ex-aluno do Vieira, pesquisador baiano Cássio Meira é empossado na Academia Brasileira de Ciências
Na solenidade, no último dia 11 em Recife, o cientista lembrou dos tempos de colégio, quando despertou o interesse pela área
-
16.09.25
Expociência do Vieirinha é aberta à visitação a partir desta quinta e segue até dia 25. Veja o dia por série!
Mostra de experimentos e projetos do Colégio Antônio Vieira desperta estudantes desde cedo para a pesquisa científica
-
15.09.25
Diretor da Rede Jesuíta de Educação destaca compromisso do Vieira com formação integral
Prof. Fernando Guidini esteve com educadores e estudantes do colégio
-
15.09.25
APM Talks – Psicólogo Wilson Sampaio faz palestra no Vieira sobre "Família, Escola e Saúde Mental"
Evento é promovido pela Associação de Pais e Mestres em parceria com o colégio