15.06.21

Estudantes usam Iniciação Científica na produção de cordéis literários

Projeto desenvolvido com alunos do 8º ano EF promove aprendizagem a partir de metodologias ativas

Estudantes usam Iniciação Científica na produção de cordéis literários

Um varal inteirinho composto de “cordéis científicos” produzidos pelas turmas do 8º ano do Ensino Fundamental (EF) do Colégio Antônio Vieira. Este foi o resultado de uma atividade interdisciplinar envolvendo a aprendizagem das matérias de Iniciação Científica e Redação, a partir da atuação conjunta e colaborativa dos professores em codocência.

Os alunos foram estimulados a usar os conhecimentos de introdução a métodos científicos para a obtenção dos dados usados como inspiração na construção de textos da literatura em cordel – tema que eles estavam tratando na disciplina Redação. O produto final foi um padlet (ferramenta digital como um mural virtual), onde os estudantes de todas as turmas da série postaram seus cordéis (confira link abaixo).

“Participar das atividades de Iniciação Científica é uma excelente estratégia para que os estudantes ampliem o conhecimento de forma independente. Pensando nisso, as professoras de Redação da série, Bárbara Hurst e Soraia Viana, propuseram a elaboração de um cordel científico, o que tornou a aprendizagem das duas disciplinas ainda mais interessante para os alunos”, conta o professor Clebson Costa, que integra a equipe de Iniciação Científica do Vieira. Um dos objetivos da proposta, segundo ele, foi ampliar o senso crítico dos estudantes, incentivar a criatividade e estimular a disciplina no processo de formação escolar.

O professor Clebson Costa foi um dos que conduziram a atividade envolvendo os alunos com metodologias ativas

Clique aqui e confira agora a criatividade dos nossos promissores “cordelistas-cientistas”!

Foto: Secom/CAV