Menu
Logo do site
Logo do site
09.09.25

Estudantes do Vieira desenvolvem cidadania ambiental em aula de campo no Parque das Dunas

Visita integra ações do Movimento Direitos Humanos

Estudantes do Vieira desenvolvem cidadania ambiental em aula de campo no Parque das Dunas

Como parte das aprendizagens do projeto Movimento Direitos Humanos (MDH), os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Antônio Vieira estiveram, nos últimos dias 26, 27 e 28, no Parque das Dunas, localizado na Praia do Flamengo. A aula de campo permitiu aos estudantes consolidar aprendizagens sobre cidadania ambiental e o direito ao meio ambiente sadio, entre outros temas tratados pelos componentes curriculares de Biologia e Geografia, assim como os estudos relacionados à Campanha da Fraternidade 2025, pautada na ecologia integral.  

Os estudantes participaram de palestras e de uma trilha pelo parque, que é uma reserva ambiental focada no viés da sustentabilidade, educação, turismo e meio ambiente. Por meio do projeto “Conhecer para Conservar”, a equipe do parque, liderada pelo ambientalista Jorge Santana, divulga já há 28 anos os benefícios da preservação e conservação da reserva. As trilhas interpretativas são guiadas por biólogos, seguranças e monitores, que acompanharam os estudantes, abordando temas relacionados ao ecossistema local, como fauna, flora, lagoas e dunas.

CUIDAR DO PLANETA E DAS PESSOAS

De acordo com a equipe pedagógica da série, a visita teve como objetivo permitir aos jovens alunos compreender, de modo integrado e sistêmico, as noções básicas relacionadas ao meio ambiente e a atuação do homem, além de promover a consciência da cidadania ambiental, a partir das relações de interdependência dos diversos elementos na constituição e manutenção da vida. “É também despertar o cuidado com o outro, com as pessoas, compreendendo que a preservação do nosso planeta, da nossa Casa Comum, faz parte desse Movimento em respeito aos direitos humanos”, explicou a coordenadora pedagógica, professora Eliana Fonseca. “Somos inquilinos da terra e precisamos deixá-la arrumada para o próximo”, destacou Jorge Santana. Confira no vídeo depoimentos de estudantes!

Veja agora mais registros dessas aulas tão especiais!

Imagens: Secom/CAV

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo