Equipes do Vieira conquistam 30 medalhas em Brasília pela descoberta de 13 novos asteroides
Premiação foi concedida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação em parceria com a Nasa
Representando cerca de 20 estudantes do Colégio Antônio Vieira, além do professor Luís Gois (Biologia), que atuaram em equipes para a descoberta de 13 novos asteroides, os alunos Peter Padre e Clara Liz foram condecorados esta semana, em Brasília, pelo excepcional feito, reconhecido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pela Nasa, agência espacial americana. Acompanhados pela professora Cynthia Marques (Ciências e Biologia), eles trouxeram para o Vieira mais de 30 medalhas, em premiação também enviada ao colégio e professores envolvidos. A cerimônia foi na última quarta-feira (22), como parte da programação da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada de 20 a 26 de outubro, no Distrito Federal.

A descoberta de 13 asteroides pelos estudantes vieirenses foi destaque na imprensa local e nacional. Eles participaram do programa Caça Asteroide, desenvolvido pelo (MCTI) em parceria com o programa internacional de busca astronômica Iasc (International Astronomical Search Collaboration), da Nasa. No Brasil, a iniciativa conta ainda com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). No Vieira, a ação faz parte das atividades do Núcleo Acadêmico de Incentivo ao Conhecimento (Naic), por meio do Clube de Astronomia, fundado este ano e que agora passou a fazer parte oficialmente da Liastra – Liga Internacional de Astronomia. Clara Liz e Peter Padre, que representaram todos os alunos premiados, estão entre os que mais se destacaram na atividade. Ela ficou à frente da descoberta de sete asteroides do total; ele está sendo premiado pela segunda vez, pois já havia encontrado um novo corpo celeste na edição do programa no ano passado.

A DESCOBERTA
Durante campanhas do Caça Asteroide, iniciadas em abril e encerradas no último dia 10 de outubro, os alunos do Vieira atuaram divididos em cinco equipes e até receberam treinamentos on-line ministrados pelo MCTI e Nasa, além de treinamentos presenciais com o professor Luís Gois, articulador do programa no colégio. “Todos os 13 novos asteroides foram confirmados no relatório da Nasa e já apresenta identificação alfa numérica”, conta, orgulhoso, o professor. Na prática, a “caça” se dá por meio de uma plataforma do Iasc/Nasa Partner que fornece imagens captadas por um telescópio de 1.8m de diâmetro pertencente à Universidade do Havaí. As imagens são distribuídas e as equipes cadastradas devem analisar, identificar e enviar os relatórios dos possíveis asteroides ou objetos próximos à Terra.

Veja algumas reportagens que evidenciaram o feito dos alunos vieirenses!
Fotos: arquivo pessoal e MCTI.
Leia também
-
24.10.25
Alunos da RobotiCAV são finalistas do maior evento de robótica da América Latina
Após destaque na etapa regional, grupo marcou presença em Vitória (ES) na etapa nacional da OBR
-
23.10.25
Vieira é destaque no Jornal Hoje da Globo por aulas e palestras sobre educação digital
Colégio tem promovido ações para orientação de estudantes, também em parceria com o Ministério Público
-
23.10.25
Osba apresenta Nona Sinfonia de Mahler em concerto gratuito neste domingo em santuário no Vieira
Sob regência do maestro Carlos Prazeres, apresentação leva o título de ‘O Adeus em Música’ e terá início às 11h, com acesso a partir das 10h30
-
23.10.25
Felipe Cohim expõe talento e sensibilidade no projeto 'LiterArte' da Biblioteca Jorge Amado
Mostra de desenhos do estudante fecha programação especial de exposições de alunos do Vieira