Osba apresenta Nona Sinfonia de Mahler em concerto gratuito neste domingo em santuário no Vieira
Sob regência do maestro Carlos Prazeres, apresentação leva o título de ‘O Adeus em Música’ e terá início às 11h, com acesso a partir das 10h30
A Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) volta a se apresentar gratuitamente, neste domingo (26), às 11h, no Santuário Nossa Senhora de Fátima, localizado no Colégio Antônio Vieira, no Garcia. Sob a regência do maestro Carlos Prazeres, a Osba interpretará a ‘Nona Sinfonia’ do compositor checo-austríaco Gustav Mahler (1860-1911), em uma apresentação que leva o título de ‘O Adeus em Música’. A entrada é sujeita à lotação do espaço, que abrirá ao público a partir das 10h30. O local conta com estacionamento gratuito, sujeito à disponibilidade. O evento integra a Série Manuel Inácio da Costa.
O concerto ‘O Adeus em Música’ será uma oportunidade única de conferir de perto a interpretação de uma obra fundamental para a música sinfônica do século XX. A ‘Nona Sinfonia’ de Mahler carrega um forte tom de despedida não apenas pessoal, mas também de um mundo prestes a sofrer mudanças profundas nos âmbitos artístico e político. A obra é frequentemente descrita por estudiosos como um testamento musical, um adeus de Mahler à vida e à arte, perspectiva compartilhada pelo maestro Carlos Prazeres.

DESPEDIDA COM MÚSICA
“A Nona Sinfonia não é apenas uma despedida pessoal de Mahler em relação ao mundo, mas também representa a própria morte em forma de música. Aqui, Mahler trava um diálogo com a morte de maneira mais serena e resignada. Por isso, escolhi o título ‘O Adeus em Música’ para esta apresentação”, explica o maestro.
Composta entre 1908 e 1909, nos últimos anos de vida do compositor, a Sinfonia Nº 9 é profundamente autobiográfica. Nesse período, Mahler já estava consciente de sua fragilidade física (ele sofria de problemas cardíacos) e havia perdido recentemente sua filha Maria, de quatro anos, vítima de difteria, em 1907. De toda sua obra, esta foi a última sinfonia concluída e a única cuja estreia, em 1912, ele não chegou a presenciar, pois faleceu pouco mais de um ano antes.
Mahler é considerado um dos últimos grandes compositores do período romântico, embora sua obra também seja vista como uma ponte para a música moderna. A Europa vivia, então, um contexto de instabilidade pré-Primeira Guerra Mundial, e sua última sinfonia traduz esse clima de despedida da vida, da era romântica e de um mundo que se transformava.

SOBRE A OSBA
Criada em 30 de setembro de 1982, a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) é um corpo artístico do Teatro Castro Alves e que teve seu processo de publicização consolidado em abril de 2017. Desde então, a Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA) – entidade sem fins lucrativos qualificada como Organização Social (OS) – realiza a gestão da OSBA, que permanece como corpo artístico público, sendo mantida com recursos diretos do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb).
SERVIÇO
OSBA EM: ‘O ADEUS EM MÚSICA’
Série Manuel Inácio da Costa
Quando: Domingo (26), às 11h
Onde: Santuário Nossa Senhora de Fátima (Colégio Antônio Vieira), Garcia.
Regente: Carlos Prazeres
Programa: MAHLER– Sinfonia nº 9 em Ré maior, GMW 50 (85’)
Entrada: gratuita (sujeita à lotação do espaço).
Entrada do público a partir das 10h30.
Fonte: Osba/divulgação
Fotos: Tayla de Paula
Leia também
-
12.03.26
Estudantes do Vieira já vivem clima da gincana! Para pontuar bem, é preciso seguir regulamento. Confira!
Normas devem ser cumpridas desde a Pré-Gic, fase atual que já mobiliza as cinco equipes antes da abertura oficial, no dia 26
-
12.03.26
Nafe dá início às atividades de 2026 com palestras sobre educação financeira
Núcleo do Vieira reúne estudantes interessados em aprender mais sobre Finanças e Economia
-
11.03.26
1ª Corrida do Vieira e 115 anos do colégio são tema de entrevista na Rádio Metrópole
Prof. Sergio Silveira, diretor-geral, e Jardel Moura, assessor esportivo, foram atrações do programa comandado por Silvana Freire
-
10.03.26
'De Volta à Infância' é tema da primeira edição do Dia de Descontração do Terceirão do Vieira
Momento, marcado pela ludicidade e fantasia, faz parte das ações do colégio voltadas para o cuidado com a saúde emocional dos estudantes