25.10.21

ENSINO MÉDIO NOTURNO – Obra jesuíta que move sonhos abre inscrições em novembro

Qualidade da proposta educacional da Companhia de Jesus estende-se à educação popular

ENSINO MÉDIO NOTURNO – Obra jesuíta que move sonhos abre inscrições em novembro

Com apenas 17 anos, a jovem Yêcilla Ágata Nogueira (foto) tem um sonho: ser advogada e, mais do que isso, fazer diferença na sociedade. “Gosto de conversar com as pessoas e ajudá-las, e é também por isso que pretendo fazer Direito”, conta a adolescente. A qualidade do programa educacional do turno gratuito é uma das razões que dão à jovem a certeza de que tem condições de realizar seus sonhos.

Quem também resgatou os sonhos ao cursar o turno noturno no Vieira foi o estudante Ian do Rosário (foto). Após a morte da mãe, com a família também enfrentando muitas dificuldades financeiras, Ian sentiu-se desmotivado a realizar seus planos, pautados na arte, e até para fazer novos amigos. Realidadeque mudou a partir do ingresso no Ensino Médio Noturno.

“Percebi, na prática, que o passado não é um lugar de permanência e, sim, de referência para novos avanços a serem alcançados”, disse ele, parafraseando o compositor americano Roy Bennett. Também com 17 anos, ele planeja ser professor de Letras ou Geografia. “Matérias que sou completamente apaixonado”, frisa.

Os sonhos e planos de Ian e Yêcilla são apenas exemplos do comprometimento dos alunos com o curso noturno do Vieira, a partir de um trabalho estruturado nos ideais de formação integral que também caracterizam as ações de Educação Popular da Companhia de Jesus. Os estudantes sabem que a qualidade do Ensino Médio Noturno do Vieira é um diferencial. Não é à toa que há uma grande procura, no período de seleção de candidatos para as vagas oferecidas pela obra social jesuíta, geralmente com inscrições abertas no final de cada ano letivo. Podem se candidatar jovens com renda familiar per capita de, no máximo, um salário mínimo e meio.

A proposta centrada na formação do adolescente alinha-se com as Preferências Apostólicas da Companhia de Jesus, promulgadas em 2016 e que vão nortear a missão jesuíta durante os dez anos que se seguem. Uma das quatro diretrizes prevê “acompanhar os jovens na criação de um futuro cheio de esperança frente aos desafios da busca das juventudes por um sentido na vida”. É o sentido na vida que tanto buscam Ian e Yêcilla, assim como todos os seus colegas do Ensino Médio Noturno do Vieira.

ATENÇÃO ESPECIAL

A oportunidade inclui, além da possibilidade de acesso a uma educação com padrão de qualidade das escolas jesuítas, o fornecimento de material escolar, lanche e fardamento, além do uso dos espaços de aprendizagem diferenciados do Vieira, como laboratórios, espaços maker, salão com multiconfigurações (Espaço Klein, SJ), entre outros. Há também o acompanhamento dos serviços de Orientação Educacional (SOE) e de Orientação Religiosa e Pastoral (Sorpa), com o Colégio ainda contando com enfermaria e serviço de segurança, por exemplo.

“Em nosso Colégio, com realidades sociais tão distintas, temos nosso grupo de alunos do Noturno, que, muitas vezes, não tem condições favoráveis aos seus estudos, mas que aqui encontra a certeza de uma educação de qualidade, inclusiva”, diz a diretora geral do Vieira, professora Mariângela Risério. “Reconhecemos na Educação um direito universal, para o qual precisamos trabalhar para criar estratégias de combate às desigualdades históricas”, completa a educadora.

A declaração da diretora revela o pleno alinhamento do Vieira com o compromisso firmado, em 2019, pela Conferência dos Provinciais da América Latina e do Caribe (CPAL) pela promoção do Direito Universal à Educação de Qualidade (Dueq), assim como com o previsto pelo Pacto Educativo Global, lançado no ano passado pelo Papa Francisco, também aderido formalmente pelas instituições jesuítas de ensino.

TRANSFORMANDO VIDAS

“O maior diferencial do Ensino Noturno do Vieira é que se trata de uma obra filantrópica em que há toda uma preocupação em, realmente, transformar vidas, oferecendo educação de qualidade, com professores que passam pela mesma formação docente da equipe do Vieira do turno diurno”, frisa a coordenadora pedagógica do Ensino Médio Noturno, professora Cintya Bittencourt.

A professora Cintya conta que a regularidade das aulas e a própria preocupação da instituição em complementar a carga horária aos sábados (sempre das 14h às 17h40) estão também entre os referenciais de comprometimento com a formação que mais impressionam os estudantes. Geralmente aos sábados, além de aulas, eles participam de atividades complementares, como visitas a museus, fábricas e outras instituições filantrópicas.

CRIANDO CONEXÕES

As dificuldades iniciais de acesso à internet pelos alunos foram o grande desafio enfrentado pela equipe pedagógica do Ensino Médio Noturno do Vieira com a pandemia da Covid-19. “Ficamos muito preocupados em um primeiro momento e, inclusive, partimos para já estudar uma adaptação futura para compensar eventuais perdas de conteúdo, quando no retorno às aulas presenciais, mas a motivação dos alunos nos surpreendeu, e a maioria logo buscou alternativas diversas para poder acompanhar as aulas”, conta a orientadora educacional Aline Melo, que comemora o fato de, mesmo diante das adversidades, ter chegado ao final do ano de 2020 com 97% dos alunos acompanhando as atividades remotamente.

As professoras Cintya Bittencourt e Aline Melo atuam na coordenação pedagógica e na orientação educacional do turno

Clique aqui e saiba mais sobre as inscrições para 2022

Reportagem publicada na edição 2021 da Revista Vieirense. Confira também outras reportagens!

Fotos: Secom CAV