Dia do Meio Ambiente é celebrado com atividades que estimulam a preservação do Planeta
Fórum especial, realizado pelo Colégio Antônio Vieira, teve por objetivo promover a reflexão e a proatividade

O estímulo à reflexão sobre sustentabilidade que marca as celebrações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente neste sábado (5) foi intensificado, durante a última semana, pelo Colégio Antônio Vieira. Um fórum especial, com uma programação com vídeos, músicas, rodas de conversa, palestras e contação de histórias, entre outras atividades, marcou a Semana do Meio Ambiente 2021 do colégio.
O fórum teve como organizadores o Núcleo Ambiental do Vieira (NAV) e as equipes do Setor Pedagógico e da biblioteca. O tema geral “Quando cuidamos do meio ambiente, cuidamos de nós, cuidamos do mundo” foi apresentado, sobretudo para os estudantes do 1º ao 7º ano do Ensino Fundamental (EF), a partir de diversos subtemas, conforme a série.
No caso das crianças menores, as atividades foram desenvolvidas com muita ludicidade, a exemplo da contação de histórias, reunindo os alunos na moderna Biblioteca do Vieirinha, um dos espaços do colégio que foram especialmente planejados para estimular o aprendizado. As apresentações dentro do modelo de ensino híbrido ocorreram dentro das normas previstas pelo protocolo de segurança. O evento também foi marcado pela interatividade dos alunos, tanto em casa quanto na escola, nas rodas de conversa realizadas em várias séries, a exemplo da que se seguiu, para as turmas do 4º ano EF, após a palestra do biólogo e professor Rodrigo Martins sobre “A Origem da Pegada Ecológica”.

AGENTES MULTIPLICADORES
Para a professora de Ciências Maria Goretti Sousa, que também atua na articulação do NAV, independentemente da idade, o fórum contribuiu para que os estudantes não só reflitam sobre questões ambientais enfrentadas pelo Planeta, mas passem a adotar, cada vez mais, atitudes sustentáveis, atuando, inclusive, como agentes multiplicadores em suas famílias e na sociedade como um todo. “O desejo é que os alunos consigam, a partir das discussões, ampliar repertórios, perspectivas, possibilidades e levem junto consigo seus familiares nesse percurso socioambiental desafiador do século XXI”.
Desenvolver o senso crítico e a proatividade de crianças e jovens quanto ao uso adequado dos recursos naturais e importância da preservação ambiental para o futuro do Planeta é uma das premissas do Projeto Educativo Comum (PEC) da Rede Jesuíta de Educação (RJE). O Vieira é um dos 17 colégios de Educação Básica que integram a RJE no Brasil, sendo o único na Bahia. O cuidado com a Casa Comum ganhou ainda mais evidência no dia a dia das atividades do Colégio, a partir da promulgação, em 2016, das Preferências Apostólicas da Companhia de Jesus.
Confira agora mais fotos da Semana do Meio Ambiente 2021 em nossa galeria!
Leia também
-
20.10.25
Crianças pedem e casa fica! Casa do Brincar passa a compor espaço de aprendizagens do Vieirinha
Equipamento foi inicialmente instalado para a Semana da Criança
-
17.10.25
Enem para além dos modelos e módulos. Saiba como o Vieira prepara jovens em seus projetos de vida
Confira a íntegra da matéria publicada na revista VIEIRA+
-
16.10.25
Estudantes do Vieira ganham destaque na imprensa local e nacional por descoberta de 13 asteroides
Feito, reconhecido pela Nasa, terá premiação oficial em Brasília
-
16.10.25
Alunos do Karatê do Vieira demonstram avanços em habilidades no exame de faixa
Famílias dos atletas karatecas conferiram conquistas do ano de aprendizagens