EDUCAÇÃO INFANTIL – Projetos pedagógicos do Vieira consolidam potência das aprendizagens na infância
Em culminância de atividades desenvolvidas no primeiro semestre, famílias conheceram avanços conquistados pelas turminhas
“O trabalho com projetos na Educação Infantil é uma forma potente de organizar as aprendizagens, pois permite que as crianças vivenciem experiências mais significativas, integradas ao seu cotidiano e aos seus interesses, aprendendo de maneira ativa, curiosa e participativa”. Com essas palavras, a equipe pedagógica da Educação Infantil do Colégio Antônio Vieira convidou, dos dias 9 a 12 de junho, as famílias dos estudantes para a culminância dos projetos pedagógicos realizados no primeiro semestre com as crianças dos grupos 2 ao 5. Todos marcados pela ludicidade, mas sempre com intencionalidades voltadas ao desenvolvimento das crianças que encantaram pais, avós e outros familiares com avanços conquistados.
VOZES APRENDIZES
No Grupo 2, com crianças da faixa etária de dois anos, foi desenvolvido o projeto “Pequenas Vozes, Grandes Aprendizagens”. O tema “música” foi escolhido a partir da observação do interesse das crianças por sons, ritmos, movimentos e diferentes formas de expressão — elementos fundamentais para o desenvolvimento na primeira infância. “As propostas foram organizadas com base na exploração e na brincadeira, respeitando o tempo e o ritmo de cada criança, valorizando suas descobertas e formas de expressão em um ambiente acolhedor”, explicou a coordenadora pedagógica, a professora Adriana Novis. Ao longo do projeto, as crianças tiveram a oportunidade de explorar sons, instrumentos, ritmos e movimentos a partir de seus interesses e curiosidades.

QUEM SOU?

Para as crianças do Grupo 3 (faixa etária de 3 anos), o projeto desenvolvido (“Espelho, espelho meu… Quem sou eu?), buscou promover aprendizagens com construção de identidade e reconhecimento de si e do outro, “a partir da observação das crianças em suas interações, descobertas e brincadeiras, nas quais demonstram curiosidade sobre si mesmas, sobre o outro e sobre as diferenças que compõem o grupo”, como ressaltou a coordenadora Adriana Novis. “Nesta fase, as crianças estão em intenso processo de descoberta sobre quem são, como se expressam e como se relacionam com o mundo. Ao longo do projeto, cada criança tem a oportunidade de se reconhecer como única, percebendo suas características físicas, preferências, sentimentos e vivências. Também serão convidadas a observar e valorizar as diferenças entre as pessoas, compreendendo que cada indivíduo é singular e importante dentro do grupo”.
Durante as atividades, foram promovidas vivências visando auxiliar as crianças a se reconhecerem, valorizando suas histórias, características e seu pertencimento à família e ao grupo. Por meio de brincadeiras, interações e explorações, buscou-se fortalecer a autoestima, a autonomia e o respeito às diferenças.

CORES DA NATUREZA
Também de forma alegre e colorida, o projeto “Descobrindo as cores da natureza” foi desenvolvido com as crianças do Grupo 4, promovendo aprendizagens pelos experimentos. “Tudo começou com uma brincadeira simples de gelo colorido, mas o que parecia ser apenas uma atividade de misturar tintas acabou virando uma grande investigação! Enquanto exploravam as cores, as crianças começaram a notar que os tons que criavam também existiam na natureza ao nosso redor.
“De fato, elas não estavam apenas pintando, mas também observando, comparando e descobrindo que o mundo é uma verdadeira ‘paleta viva’, cheia de mistérios e transformações. Nas atividades, as crianças tiveram a oportunidade de explorar cores, misturas, materiais e fenômenos naturais, ampliando suas hipóteses e curiosidades a partir das próprias experiências”, destacou a professora Adriana Novis.
MUNDO ANIMAL
Já o projeto “Descobrindo o mundo dos animais” foi desenvolvido com as crianças do Grupo 5. O tema surgiu a partir da curiosidade e do interesse demonstrado pelo grupo em conversas, brincadeiras e histórias sobre animais. Ao longo das atividades, as crianças puderam conhecer diferentes tipos de animais, explorando suas principais características, como sons, alimentação e habitat. Por meio de atividades lúdicas, puderam observar como os animais vivem, se organizam e se alimentam, além dos sons que produzem e os ambientes onde habitam. “Além de estimular a investigação, o projeto busca desenvolver atitudes de cuidado e respeito pelos animais, promovendo a sensibilização sobre a existência de espécies em risco de extinção”, sinalizou a equipe pedagógica.

Na culminância dos projetos, as famílias também puderam revelar todo o seu encantamento com seus mais encantadores pequenos, tão gigantes em suas aprendizagens! Confira mais fotos!
Fotos: Secom/CAV
Publicação de imagens autorizadas pelas famílias.
Leia também
-
10.07.26
TRÂNSITO – Transalvador realiza ações educativas no Vieira na Operação Volta às Aulas
Atividade reforça iniciativas realizadas em parceria com colégio
-
09.07.26
Sarau do Amor inspira Avla para novas apresentações no segundo semestre. 'Coraline' é próximo espetáculo
Qualidade das produções é um dos marcos da academia, um dos núcleos de protagonismo estudantil do Vieira
-
08.07.26
Vieira lança Ouvidoria em reforço às ações do programa de compliance
Canal é previsto pela Política e pelo Código de Cuidado e Conduta Ética do colégio
-
08.07.26
Após recesso junino, Vieira volta às aulas em clima de afeto e inspiração para novos avanços acadêmicos
Colégio celebra conquistas pedagógicas e de formação humanista do primeiro semestre