26.03.24

Crianças visitam Memorial do Vieira em mês de aniversário do colégio e da cidade​

Acervo do espaço traz aprendizagens sobre hábitos e costumes de estudantes da Salvador antiga​ 

Crianças visitam Memorial do Vieira em mês de aniversário do colégio e da cidade​

Como parte do aniversário de 113 anos do Colégio Antônio Vieira e dos 475 anos de Salvador, comemorados neste mês de março, crianças do Vieirinha de diversas turmas fizeram uma “viagem” ao passado, ao visitarem o Memorial do colégio. No espaço, puderam ampliar as aprendizagens sobre hábitos e costumes dos tempos em que meninos ainda não estudavam na mesma turma com meninas e usavam mobiliário escolar bem antigo. Uma época em que ainda não havia, na cidade e nas sociedades mundiais, recursos como internet, computadores, tablets, assim como carros automáticos e agora também os elétricos, entre outros itens tecnológicos hoje tão comuns no dia a dia da atual geração. 

Registros com fotos, móveis, documentos e objetos históricos estão preservados no Memorial do Vieira, que guarda inclusive o boletim escolar de ex-alunos ilustres, como Jorge Amado e Anísio Teixeira. As visitas ao espaço, com apresentação de curiosidades por parte da equipe da Biblioteca do Vieirão, foram feitas nas últimas semanas com turmas diferentes e também, especificamente, para os alunos do Vieira TOP, como é batizado o tempo integral do colégio. 

CÁPSULA DO TEMPO

Um dos momentos de maior interesse das crianças é quando são apresentadas à capsula do tempo. “Elas vibram e aguçam o interesse com a cápsula, um cilindro que foi enterrado em 1930, com objetos da época e somente foi aberto no aniversário de 100 anos do colégio, em 2011”, conta a bibliotecária Jaqueline Torres, gestora das bibliotecas e do memorial. Uma nova cápsula foi enterrada no estacionamento da escola para ser aberta em 2061, nos 150 anos do Vieira.

O Memorial do Vieira preserva riquezas históricas do colégio, revelando ainda curiosidades da capital baiana do passado, contribuindo com aprendizagens sobre o passado e a importância da História, além de reflexões sobre o presente e o futuro. O acervo também tem auxiliado no trabalho de pesquisadores e da imprensa, em reportagens sobre a história da capital baiana.

Veja mais registros de uma das visitas ao Memorial do Vieira!

Fotos: Secom/CAV.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo