18.03.24

Missa, vídeos, artistas circenses e música ao vivo marcaram aniversário de 113 anos do Vieira

Na oportunidade, foram reafirmados os princípios da formação integral da instituição, que alia formação de valores à forte preparação acadêmica

Uma missa especial no Santuário Nossa Senhora de Fátima, com a presença de ex-alunos, estudantes e famílias, além de colaboradores e o Conselho Diretivo do Colégio Antônio Vieira, celebrou o aniversário de 113 anos do colégio, na última sexta-feira (15). O dia festivo também foi marcado por uma recepção especial às crianças no Vieirinha, com fanfarra e grupo de artistas circenses. No Vieirão, o intervalo das aulas foi unificado para que os jovens estudantes pudessem conferir um momento de música ao vivo, do 8º ano do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio, diurno e noturno.

No dia ainda teve o lançamento do vídeo da série Tempo de Vieira.  Outro vídeo também trouxe uma mensagem do diretor-geral, professor Sérgio Silveira. A semana contou ainda com o lançamento da versão digital da Revista Vieirense 2024 e as ações do Dia do Voluntariado do Vieira, com stands de instituições filantrópicas que são beneficiadas em visitas e campanhas solidárias organizadas pelo colégio. Esta semana, teremos uma matéria específica sobre esta ação.

MISSA

Logo na procissão de entrada da missa, um grupo de estudantes do Vieira trouxe a bandeira do colégio, simbolicamente depositada aos pés da imagem de Nossa Senhora de Fátima, padroeira da instituição. Toda a celebração contou com músicas entoadas pela equipe de pastoralistas da escola, inclusive com letras especialmente criadas para o aniversário.

“Nos reunimos para celebrar os 113 anos de fundação do nosso colégio, quando damos graças a Deus por todos os benefícios recebidos e pedimos para que o Espírito Santo nos conduza a avançarmos sempre mais, dentro do nosso propósito de uma educação integral com foco na excelência”, disse o padre Emmanuel Araújo, SJ, que é assistente espiritual do Vieira e integra o Conselho Diretivo. Ele lembrou que o aniversário do colégio se dá no período da Quaresma, um tempo muito significativo para a Igreja Católica e a Companhia de Jesus, ressaltando que os valores cristãos e inacianos fazem parte da missão educativa do Vieira, também pautada pela uma robusta formação acadêmica. Um momento marcante foi quando as crianças foram convidadas para o altar, representando a instituição no pedido de bênçãos.

Ao final da missa, o diretor-geral do Vieira, professor Sérgio Silveira, pediu aplausos e agradeceu a presença de todos que representaram a comunidade educativa. “O Vieira completa hoje 113 anos. Agradecemos a Deus por nosso colégio, que está fincado no coração de nossa cidade, e principalmente em nossos corações, formando gerações e gerações de cidadãos e cidadãs competentes, conscientes, compassivos, criativos e comprometidos, empenhados em transformar a nossa sociedade em um lugar melhor para se viver”. Além do Prof. Sérgio e Pe. Emmanuel Araújo, SJ, o diretor acadêmico, professor Anderson Rafael Souza, e a diretora administrativa e financeira, Juliana Argollo, que também integram o Conselho Diretivo, estavam presentes.

TRIPLA EMOÇÃO

Colaboradores do colégio e familiares dos estudantes também participaram da missa, com leituras bíblicas. A missa foi especialmente marcante para a mãe vieirense Catarina Fonseca. Ex-aluna, ela fez questão de que o filho, Felipe, também estudasse no Vieira e o menino faz aniversário no mesmo dia que o colégio. Ele e outra colega, Maria Eduarda, foram chamados ao altar na hora da tradicional canção do “Parabéns pra você”, deixando Catarina muito feliz. “Fiquei extremamente emocionada porque eu acho que quem é vieirense é para a vida inteira, por isso, é a realização de um sonho ter meu filho estudando aqui, desde pequeno, assim como eu e ele comemorar o aniversário no dia da escola é sempre uma emoção a mais para mim”, declarou. Em nome do Veira, a família de Catarina recebeu os parabéns dos professores Sérgio Silveira e Anderson Rafael Souza que, no encerramento da missa, cumprimentaram as famílias presentes.

Ex-aluna e mãe vieirense, Catarina e família vieram celebrar aniversário do filho e do colégio

Confira agora mais fotos do aniversário do Vieira!