Comunicação na perspectiva do cuidado é destacada em formação no Vieira
Palestra especial sobre o tema foi destinada à equipe de liderança do colégio
A premissa jesuíta da Cura Personalis (cuidado com o outro) está presente nas ações do Colégio Antônio Vieira também junto aos seus colaboradores. Um cuidado fundamentado no amor que deve mobilizar os gestores da instituição inclusive na forma de se comunicar com suas equipes. Foi o que destacou a gestora do Setor de Comunicação e Marketing do Vieira, a jornalista Aidil Brites, em formação especial para o grupo de liderança dos diversos setores do colégio. “A comunicação na cultura do cuidado: fluxos e assertividade” foi o tema da palestra, realizada no dia 30 de maio. Neste mês de julho, líderes do Vieira devem participar de outra formação, desta vez sobre espiritualidade.
No caso da comunicação na perspectiva do cuidado junto aos colaboradores, o ponto de partida, segundo Aidil Brites, está na liderança impulsionada pelo amor. “Não se trata de bancar o chefe bonzinho que deixa passar desempenhos fracos e que podem prejudicar as perspectivas a longo prazo de seu subordinado. Ou mesmo aquele que, simplesmente, empurra os outros à frente sem se preocupar com as suas aspirações, seu bem-estar ou suas necessidades pessoais. Pelo contrário, os líderes movidos pelo amor anseiam por ver talentos latentes brotarem e ajudam que isso aconteça, também por meio de uma comunicação assertiva e afetiva”, declarou.

COMUNICAR COM AMOR
O amor, como frisou a palestrante, é considerado a pedra angular da Companhia de Jesus, sendo sempre evidenciado por Santo Inácio de Loyola, fundador da Ordem Religiosa da qual faz parte o Colégio Antônio Vieira. No caso dos gestores, o nobre sentimento pode se traduzir e se deixar comunicar por meio “da visão para enxergar o talento, o potencial e a dignidade de cada pessoa; da coragem, a paixão e o compromisso para destravar esse potencial; e do apoio mútuo e a lealdade resultantes e que energizam e unificam as equipes”, como exemplificou a jornalista.
A gestora de Comunicação do Vieira enfatizou que, no caso da comunicação na perspectiva do amor e do cuidado inacianos, é importante estar atento a situações que possam gerar “ruídos” no processo comunicacional na rotina do trabalho. Comunicar com clareza; ter empatia; escutar o outro de fato e sem julgamento; elogiar em público e corrigir a sós; e, ter respeito sempre” foram algumas das dicas apresentadas pela palestrante, que ainda ressaltou a importância de se praticar a comunicação não violenta, e o melhor: a vontade genuína de se comunicar e se conectar com o outro. Além de assistirem a palestras especiais, os gestores do Vieira participam durante o ano do Programa de Formação de Gestores (PDG) que aborda temas diversos do mundo corporativo e de gestão de pessoas.
Fotos: Secom/CAV.
Leia também
-
12.12.25
Estudantes atores do Cia Teatro Griô encantam público em apresentação de 'A odisseia da Odisseia'
Mostra artística revelou aprendizagens do curso livre para alunos do Vieira
-
12.12.25
Com marca assinada por Bel Borba, turma de 1975 do Vieira celebra 50 anos com reencontro
Evento reuniu eternos amigos em um bar e restaurante no bairro da Pituba
-
11.12.25
Marimpietri conduz formações para professores e gestores no PDG e Planejamento Pedagógico
Palestras fazem parte do conjunto de ações do Vieira voltadas para a saúde mental da equipe
-
10.12.25
Peça 'Foi por Esse Amor' valoriza relações familiares em apresentação para colaboradores do Vieira
Sessões exclusivas na Sala de Arte Sálua Chequer agradaram público, que aplaudiu de pé