Com explorações ao ar livre e tecnologia digital, crianças ampliam aprendizagens sobre animais
Atividade foi realizada com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental no Espaço Criançando do Vieira

Uma pesquisa de campo bem divertida, promovendo, de forma lúdica, a aprendizagem de crianças sobre as moradias dos animais. A atividade de Ciências Naturais foi desenvolvida, este mês, por alunos do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Antônio Vieira. No Espaço Criançando, uma das áreas verdes do colégio usadas também para aulas ao ar livre, os pequenos grandes cientistas, com tablets em punho, puderam explorar as potencialidades das aprendizagens no mundo real e, ao mesmo tempo, registrar suas descobertas usando uma das ferramentas do mundo digital que tanto gostam.
“O desafio era encontrar ‘casas’ de animais pela natureza. As crianças fotografaram as moradias encontradas e registraram suas descobertas em um padlet (mural digital), onde todas as turmas poderão visitar e apreciar as descobertas, em uma atividade que também desenvolveu habilidades diversas, como o trabalho em equipe”, explicou a professora Marianna Martins, regente de uma das turmas da série.
RESPEITO PELA NATUREZA
“Observar e identificar a moradia de alguns animais despertou nas crianças um cuidado e respeito pela natureza, reconhecendo a importância dos animais e buscando entender porque eles estão ali e a função de cada um deles no meio ambiente – entendimento fundamental para uma formação integral dos alunos”, completou a professora.
Veja agora mais fotos da atividade!
Imagens: Secom/CAV.
Leia também
-
19.03.25
VIEIRA 2025+: Novo Sítio Loyola é inaugurado com requalificação de ambientes para formação integral
Espaço, que faz parte das memórias afetivas de gerações de vieirenses, foi totalmente reformado
-
18.03.25
Patrono da educação pública, ex-aluno Anísio Teixeira é homenageado no aniversário do Vieira
Como parte das atividades celebrativas pelos 114 anos, colégio produziu curta-metragem sobre um momento histórico do então estudante Anísio
-
17.03.25
Aprovado em Portugal, Ufba e Unicamp, ex-aluno volta ao Vieira e faz palestra para Terceirão
No último ano da faculdade, jovem estudante já está atuando em uma multinacional
-
14.03.25
Vieira celebra aniversário de 114 anos
Missa, inaugurações e curta-metragem sobre vivências de Anísio Teixeira como aluno do colégio marcam a data