05.12.22

Colaborador do Vieira, Waldemir Ornellas ministra oficina de brinquedos na Ufba e Unilab

A partir de materiais recicláveis, o artista plástico e pedagogo imprime reflexões sobre sustentabilidade, capacitismo e inclusão social nas produções

Colaborador do Vieira, Waldemir Ornellas ministra oficina de brinquedos na Ufba e Unilab

Depois de ter exposto este ano algumas de suas peças na mostra “Reciclar e Brincar” no Colégio Antônio Vieira, o artista plástico e pedagogo Waldemir Ornellas, que atua na equipe de segurança patrimonial da instituição, foi convidado, no último mês de novembro, pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e pela Univesidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) para ensinar como produzir brinquedos usando materiais recicláveis. Além de ampliar a conscientização para a questão da sustentabilidade, as peças trazem reflexões sobre desigualdade econômica, inclusão social e capacitismo, que trata da discriminação e do preconceito físico e social enfrentado pelas pessoas com deficiência.

Na Ufba, Ornellas atuou como colaborador externo da disciplina Ação Curricular em Comunidade e Sociedade (ACCS) Políticas Públicas de Cuidados para as Diversidades, da Escola de Administração. Com atividade de extensão voltada à discussão sobre a capacitismo, preconceito e opressões contra pessoas com deficiência, a ACCS promoveu debates sobre o tema e a oficina de brinquedos no Colégio Estadual Euricles Matos, no Rio Vermelho. Com o apoio de Ornellas, foram desenvolvidos jogos por estudantes de vários cursos da Ufba (bacharelados interdisciplinares em Humanidades, Saúde, Artes; Administração, Serviço Social; Ciências Sociais; Gestão Pública e Social; entre outros), matriculados na ACCS. Já na Unilab, em São Francisco do Conde,  Ornellas conduziu a oficina e palestrou para alunos africanos e indígenas. 

Jogos produzidos em oficina da Ufba fazem alusão à inclusão das pessoas com deficiência

OFICINA NO VIEIRA

No Vieira, Ornellas também mostrou um pouco de sua arte para os estudantes, como parte da programação da Semana da Criança, abordando reflexões sobre consumismo e alternativas para criar brinquedos, ajudando a preservar a nossa Casa Comum – sobretudo, em épocas especiais do ano, como o Natal. Com Licenciatura em Pedagogia, pela Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias (FAC), o artista tem, entre seus projetos, a construção de uma brinquedoteca itinerante.

Veja algumas fotos!

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo