“Bahia: encantos em cada canto” – Crianças apresentam mostra de aprendizagens no Vieira
Evento marcou culminância de projeto interdisciplinar para alunos do 4º ano EF
As mesorregiões da Bahia e suas principais cidades, em estudo interdisciplinar abrangendo detalhes socioeconômicos e históricos, além de riquezas culturais do Extremo Oeste, Vale do São Francisco, Nordeste baiano, Centro Oeste, Centro Sul, Centro Norte e Região Metropolitana, foram tema do projeto “Bahia: encantos em cada canto”, destinado às crianças do 4º ano do Ensino Fundamental (EF) do Colégio Antônio Vieira. O projeto foi desenvolvido ao longo das duas primeiras unidades letivas com culminância realizada esta semana, dos dias 25 a 27 de agosto, marcada por uma mostra representativa das aprendizagens, em um show de arte, música e uma apresentação de conhecimentos no palco no Auditório Mabel Velloso.
IDENTIDADE CULTURAL
Antes do espetáculo no palco, um animado cortejo em homenagem à Nossa Senhora da Conceição (padroeira da Bahia), conduziu as famílias dos estudantes para conferir, no Pátio Aquarela, uma exposição de telas e artesanato que também encantou a todos. Outro momento marcante foi a oficina de brincadeiras tradicionais, na quadra. Assim, por meio de atividades lúdicas e interativas, foi demonstrado um dos objetivos do projeto: reafirmar a identidade cultural dos estudantes como fundamento para as aprendizagens abrangentes do currículo pautado também na cidadania global.
“O estudo das músicas regionais, a construção das pinturas de telas voltadas para a Bahia, o conhecimento sobre os jogos e brincadeiras típicos desse nosso imenso estado, a produção de brochuras em inglês, os momentos de estudos e pesquisas orientados sobre as mesorregiões, os ensaios dos cantos e das encenações, tudo isso, são fios para um tecido maior que pintará de maneira indelével na nossa competência acadêmica algo que ninguém poderá nos tirar: o conhecimento que agrega valores e alicerça as nossas aprendizagens”, frisou, feliz com os resultados, a equipe pedagógica, coordenada pela professora Andréa Oliveira.
Confira mais fotos!
Imagens: Secom/CAV.
Leia também
-
14.01.26
Grupo OPA celebra 50 anos com lançamento de livro no Vieira
Evento reuniu integrantes e amigos do ‘Oração Pela Arte’ na Capela Santo Inácio
-
12.01.26
Papa Leão XIV convida a Igreja a rezar e aprofundar a escuta da Palavra de Deus
Santo Padre recorda que a Palavra de Deus precisa ocupar um lugar central na vida dos cristãos.
-
07.01.26
Grupo OPA celebra 50 anos de fundação com lançamento de livro no Vieira
Obra apresenta trajetória do grupo e minibiografia do Padre Irala, SJ, e será lançada no dia 13/01, às 19h, na Capela Santo Inácio
-
01.01.26
ANO NOVO – Crianças escrevem cartas para futuro
Atividade foi realizada por estudantes do Colégio Antônio Vieira