Arena Cultural 2016 é palco para incentivo à leitura e valorização da cultura baiana
Evento proporcionou diversas atividades dinâmicas e interativas entre os dias 19 e 21/10
A cultura baiana traduzida em poesia, música, fotografia, literatura e diversas outras manifestações artísticas. Essa foi a tônica da 3ª edição da Arena Cultural, evento literário realizado pela biblioteca do Colégio Antônio Vieira entre os dias 19 e 21 de outubro. Através de uma programação diversificada e dinâmica, a iniciativa buscou incentivar o aumento do público leitor, por meio do contato com autores, performances artísticas, palestras, exposições e muita interatividade.
Uma das grandes atrações de 2016 foi o espaço denominado “Arena Interativa”, instalado na Passarela das Artes, onde alunos e funcionários tiveram a possibilidade de pintar, escrever, fazer música, propondo uma reflexão sobre a leitura e literatura. “Os alunos participaram ativamente, deixando o lado lúdico florescer. Isso tornou a Arena Cultural movimentada, divertida e bastante criativa. As palestras também superaram as expectativas, pois os estudantes se mostraram interessados e instigados a aprender”, destacou a bibliotecária do Vieira e coordenadora do evento, Gracia Jaqueline de Moura.
Outro destaque da edição deste ano foi a exposição fotográfica de Pierre Verger, localizada no Pátio Centenário, realizada através da parceria com a fundação que leva o nome do artista. “Eu adorei a ideia de falar sobre a cultura baiana, que é nossa e às vezes nós mesmo não valorizamos”, destacou a aluna Giovanna Malvar. “Fiquei muito feliz com a proposta do espaço interativo, que valoriza e divulga os talentos que os alunos têm”, pontuou o aluno, Luís Felipe Leite.
A Orquestra Sinfônica da Bahia foi uma das atrações musicais da Arena Cultural. O professor de história, Felipe Lasserre, fez uma apresentação com a Banda Levante, da qual é vocalista. “Para mim, esse evento contribui mais ainda para essa visão de pedagogia que o colégio tem. É uma linda ação de incentivo à cultura, da forma mais dinâmica possível. Fiquei muito feliz em participar e poder contribuir mais ainda para a formação dos alunos”, comentou ele.
Autores, artistas e personalidades dacena cultural como Sálua Chequer, Capina, Alexandre Leão, Goli Guerreiro, Antônio Barreto, entre outros, participaram de atividades durante o evento. No dia 21/09, a Arena Cultural recebeu como uma das convidadas Paloma Amado, filha do escritor e ex-aluno vieirense, Jorge Amado. “É de imensa felicidade estar aqui e partilhar algumas curiosidades com esses alunos. Esse incentivo que o colégio promove é muito importante. Inclusive, foi um professor do Vieira que encaminhou as leituras de grandes clássicos para meu pai, que o influenciaram de forma tão bela”, concluiu ela.
Leia também
-
19.09.24
Participação do aluno do Vieira na Bienal de São Paulo é destacada pela Rede Jesuíta de Educação
Com apenas dez anos, Vini Souza expôs primeiro livro no evento literário, considerado o maior do gênero no país
-
19.09.24
Projeto Cenas Teatrais apresenta três peças infantis em setembro nos intervalos do Vieirinha
Ação faz parte das iniciativas da biblioteca do colégio para estimular o gosto pela literatura entre as crianças
-
18.09.24
Encontro de Jovens Transformadores prepara estudantes para desenvolver liderança inaciana
Habilidades foram trabalhadas em dia de formação com grupo de alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental do Vieira
-
17.09.24
FESTIVAL DAS BALEIAS – Projetos da Expociência são apresentados em evento da Unesco e USP
Duas equipes de estudantes vieirenses participaram do Festival das Baleias, evento integrado à programação do Ocean Troika Dialogue (OTD)