Amigos, atletas e alunos
Administrar o tempo é uma das tarefas mais difíceis no mundo atual. Lidar com prazos apertados, cobranças e uma constante busca por resultados são situações que exigem foco e muita disciplina.
Administrar o tempo é uma das tarefas mais difíceis no mundo atual. Lidar com prazos apertados, cobranças e uma constante busca por resultados são situações que exigem foco e muita disciplina. Esses desafios que já fazem parte da rotina dos amigos Clara Berenguer e Pedro Mota, ambos alunos da 2ª série EM do Vieira. Eles são atletas de alto rendimento e possuem uma agenda pesada de treinos, mas se aplicam para conciliar as atividades escolares com as competições.
Clara passou a se dedicar diariamente à natação aos 8 anos, quando estava na 2ª série EF. Ela conta que começou a participar dos campeonatos estaduais e regionais já nessa época. “Conquistei o campeonato baiano e o Norte/Nordeste, mas para isso tenho uma rotina movimentada. Acordo diariamente às 4h da manhã para primeira parte do treino. Em seguida, vou para o Vieira e à tarde nado a partir das 15h30. O apoio que a gente recebe dos professores aqui do colégio é muito importante, mas a disciplina para acompanhar as matérias é um grande desafio diário, assim como os treinamentos”, revelou. Ela está se preparando para passar 15 dias nos Estados Unidos, onde vai ter treinos direcionados para melhorar fundamentos do esporte.
A história de Pedro com o Stand Up Race, que é uma corrida realizada com remadas sobre uma pranchão, é mais recente. Ele conheceu o esporte em Praia do Forte e logo se interessou em aprender e competir. “Estou praticando há um ano. Era apenas uma brincadeira, mas quando meu técnico me sugeriu participar de uma competição em Costa do Sauípe, eu topei e decidi treinar com mais empenho”, disse ele. Tendo mais dedicação e equipamentos certos, os resultados começaram a aparecer. Pedro conquistou o Campeonato Baiano de 2014 e já está competindo na edição deste ano.
Apoio
Pedro e Clara contam com um grande apoio das suas famílias. Seus pais e irmãos também possuem uma relação com as atividades esportivas e são grandes incentivadores no cotidiano de cada um deles. Ele acredita que essa é a base que o mantém firme para conseguir aliar os treinos às demandas da vida escolar. “Para competir em alto nível é preciso ter disciplina mental e corporal. Isso é algo que a gente incorpora na escola, tendo foco e procurando aproveitar o tempo que temos da melhor forma possível. Manter um alto nível de atenção na aula e procurar não acumular atividades são itens fundamentais”, destacou.
Segundo Clara, a dificuldade que a rotina de treinos traz, somada aos desafios da vida escolar, são compensadas pelo prazer de nadar e de participar das competições. “O esporte é algo surreal, que sempre me surpreende. Eu gostaria que todas as pessoas tivessem a oportunidade de praticar de esportes e de competir. É um ambiente onde conhecemos muitas pessoas e fazemos amizades especiais. Passamos mais tempo com elas do que com as nossas famílias e sempre aprendemos muito. Procuramos trazer essa energia para o nosso dia a dia”, finaliza ela.
Leia também
-
18.09.25
ARTIGO – Capacitismo: o preconceito estrutural que gera barreiras, alerta Luca Andrade
Integrante do Naic, estudante do Vieira aborda atitudes equivocadas em relação às pessoas com deficiência
-
17.09.25
Projeto Virada Ecológica convida comunidade escolar a agir em prol da Casa Comum
Ação pedagógica interdisciplinar do Vieira é desenvolvida com estudantes do 7º ano EF
-
17.09.25
Vieira e MP promovem palestras para estudantes em ação preventiva contra bullying e cyberbullying
Tema foi abordado para, aproximadamente, 600 jovens alunos das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. Em outubro, será vez das turmas do 8º e 9º anos
-
16.09.25
Ex-aluno do Vieira, pesquisador baiano Cássio Meira é empossado na Academia Brasileira de Ciências
Na solenidade, no último dia 11 em Recife, o cientista lembrou dos tempos de colégio, quando despertou o interesse pela área