16.06.15

Alunos do Vieira participam de exposição em homenagem a Santo Antônio

A exposição “Santo Antônio, Tempo e Tradição”, que esteve em cartaz entre os dias 1° e 13 de junho no saguão da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA)

A exposição “Santo Antônio, Tempo e Tradição”, que esteve em cartaz entre os dias 1° e 13 de junho no saguão da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA), contou com a participação dos alunos do 6º ano EF do Colégio Antônio Vieira. A mostra, idealizada pelo professor da Escola de Belas Artes, Luiz Mário Costa Freire, misturou arte e religião com o objetivo de resgatar uma tradição centenária que integra a cultura popular brasileira: as Trezenas para Santo Antônio.

O projeto, criado em 1997, reúne anualmente altares, imagens e obras de arte relacionadas à história do santo. Neste ano, algumas instituições, entre elas o Vieira, foram convidadas por Luiz Mário para integrarem a exposição. “A ideia de convidar os alunos partiu do entendimento de que os jovens são a representação fiel desta manifestação cultural. É através deles que podemos manter viva a tradição, com toda sua autenticidade, a curto e longo prazo”, justificou Luiz.

Sob a coordenação das professoras Poliana Coelho, Rejane Cunha e Sarah Fontes, os estudantes produziram 15 estandartes inspirados nos festejos em homenagem aos santos juninos: Santo Antônio, São João e São Pedro. “A participação dos alunos nesta exposição permitiu um momento de pesquisa e aprofundamento na história destes três santos”, destacou a coordenadora pedagógica do 6º ano e 6ª série, prof. Eliana Fonseca.

O processo de confecção dos adereços ajudou na descoberta de algumas curiosidades sobre os santos do período junino. É o que garantem os alunos do 6º ano EF Pedro Henrique de Jesus e Caio Marcelo Passos. “Eu aprendi muito sobre São Pedro e sua solidariedade para com as pessoas”, disse Pedro Henrique. “Eu não sabia detalhes da história de cada um dos três santos. Participar da exposição me fez entender que homenageá-los é importante”, relevou Caio.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo