14.12.20

Aluna do Vieira lança livro de poemas e memórias

Com apenas 15 anos, Beatriz Neiva faz estreia como escritora

Aluna do Vieira lança livro de poemas e memórias

Estudante da 1ª série do Ensino Médio do Colégio Antônio Vieira, a jovem Beatriz Neiva, de apenas 15 anos, estreia como escritora. Sua primeira obra, “Café, Avoador e Outras Memórias”, será lançada nesta terça-feira (15), às 19h, pela Editora CRV. O lançamento do livro de Beatriz será na Faculdade 2 de Julho, no bairro do Garcia, cumprindo medidas de segurança por conta da pandemia de Covid-19. Para participar, é preciso enviar nome, por WhatsApp ou ligação telefônica, para o número (71)98198-6481. 

“Ficamos imensamente felizes que nossa Beatriz esteja se enveredando pelos mundo das palavras”, diz a bibliotecária do Vieira, Jaqueline Torres. A biblioteca do colégio também deve promover um segundo momento de apresentação do livro da aluna aos colegas e professores, “quando os indicadores de controle da pandemia, monitorados pelas autoridades competentes, permitirem o retorno seguro às atividades presenciais”, como explica Jaqueline.      

MELODIA E PALAVRAS 
“A minha história com a escrita, apesar da minha pouca idade, aconteceu faz um bom tempo. Nasci na igreja e o contato com a músicaevangélica foi inevitável… Sempre voltava para casa pensando nas letras… e, então, nos dias antecedentes aos domingos, no pôr do sol, eu olhava para o céu e cantava o que eu mesma inventava… Queria ser compositora, queria escrever para Deus”, conta a jovem autora, na contracapa do livro, sobre a inspiração para escrever. Hoje, embora acredite que ainda não tenha se tornado uma compositora propriamente dita, ela revela já ter uma certeza: “Aprendi a fazer melodia com as palavras!”.

A jovem escritora Beatriz Neiva é aluna do Colégio Antônio Vieira

No livro, Beatriz Neiva conduz o leitor a reviver histórias e valorizar experiências, “seja através de tocantes poemas ou por meio de encantadoras memórias literárias”, como frisa a editora. “Ela demonstra habilidade para cantar os mistérios da alma”, completa. “O seu prazer pela escrita nos envolve e nos convida a adentrar no mundo da imaginação”, afirma a professora Nordélia Costa, doutora em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e que assina o prefácio da obra.  

COMO COMPRAR

Quem, por razões diversas, não puder ir ao lançamento do livro de Beatriz na terça-feira, mas, por outro lado, não quer perder a oportunidade de conferir as histórias de “Café, Avoador e Outras Memórias”, pode reservar um exemplar da obra também número 71-98198-6481 ou comprar, diretamente, pelo site da editora CRV, em formato físico ou e-book. Até esta data, o livro custa menos de R$ 20,00. 


Confira agora uma mostra dos belos poemas do livro!

Meu cheiro*

(Beatriz Neiva)

Meu cheiro,

A vida é difícil

E como um parto rasga e dilata’lma.

Aqui somos mães de primeira viagem com direito a apenas um filho.

Umas têm seios ricos em leite,

Outras são grávidas de peitos secos, sem direito a amamentar,

Ainda há aquelas de útero semiárido que nunca hão de procriar.

Olhe, meu cheiro, vou lhe dizer:

A vida é ladrona

E vai te roubar

Vai arrancar de você amores, sabores, desejos e aromas

Pois ela de tudo é dona e toma de súbito o que um dia resolveu emprestar.

Meu cheiro, lhe dou um conselho:

Não te assustes, suporte

Sê bravo, sê forte

E quando a vida lhe furtar

Deixe que leve lembranças, infância, livros, diplomas, sorrisos e chamegos

Só não te aparte de duas coisas: da tua capacidade de amar e do teu direito de dizer não.

Nem que isso te custe meses a menos de gestação.

Meu bixin,

Leve meu cheiro e meu beijo consigo

Nessa viagem que é a despivida.

Baile e chore nas noites sofridas

E sem cerimônias largue logo teu adeus, e se pique de vez quando alguém lhe rejeitar.

E olhe, te cuida e te planta, vú, porque rasteira da vida é o que não vai faltar.

*Poema extraído do livro “Café, Avoador e Outras Memórias” – Editora CRV – 2020

Fotos: divulgação

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo