Menu
Logo do site
Logo do site
05.09.25

Ações do PAA do Vieira alertam crianças para racismo estrutural, autonomia e responsabilidade

Atividades alinham-se aos propósitos do projeto político-pedagógico, voltado para a formação integral e o desenvolvimento das chamdaas soft skills

Ações do PAA do Vieira alertam crianças para racismo estrutural, autonomia e responsabilidade

Desenvolvidas pelas equipes do Serviço de Orientação Educacional (SOE) e da Formação Cristã, as ações do Plano de Acompanhamento do Aluno (PAA) do Colégio Antônio Vieira têm contribuído para consolidar os propósitos de formação integral do projeto político-pedagógico da instituição. Temas como racismo estrutural, relações de amizade e respeito ao outro, preservação ambiental no cotidiano, cuidado com as emoções, combate ao bullying, autonomia e responsabilidade, além do uso excessivo de telas são trabalhados de forma lúdica entre crianças e adolescentes do Ensino Fundamental (EF), promovendo aprendizagens múltiplas, como ampliação do repertório, oralidade, capacidade de integração, entre outras habilidades e competências voltadas para o desenvolvimento cognitivo e socioemocional – as chamadas soft skills tão valorizadas no mundo contemporâneo.  

Esta semana, no último dia 3, a orientadora educacional Gracielle Linz e a pastoralista Karen Oliveira lançaram a campanha “Vozes que Transformam”, voltada para a promoção da consciência e do enfrentamento ao racismo, entre os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (EF). As aulas do PAA também contam com convidados especiais, a exemplo do professor Jacson Paim (História), que é articulador no colégio do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Minoras Sociais (Neims) e coordenador do Comitê para Educação Étnico-racial e de Gênero do colégio. Veja um pouco mais no vídeo!

No mês passado, no dia 18, ele participou de outra atividade sobre racismo estrutural para estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental (EF), como parte do PAA conduzido pelo pastoralista Rafael Nascimento e a orientadora educacional da série, Lorena González. Na mesma série, já foram trabalhados temas como combate ao bullying, amizade e respeito ao outro. 

AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE

O desenvolvimento da autonomia, com respeito ao outro, aos limites e com muita responsabilidade, foi também tema de uma PAA no 5º ano EF no último mês de agosto. A atividade contou com a participação de uma convidada especial: a supervisora do Serviço de Vida Comunitária (Sevic), Eilane Piñeiro que, dentro do mesmo escopo, abordou sobre normas de convivência. “A autonomia é cultivada à medida que os alunos são incentivados a pensar criticamente, tomar decisões conscientes e agir com liberdade responsável. Já a responsabilidade é fortalecida por meio da formação de cidadãos éticos, comprometidos com o bem comum e conscientes do impacto de suas ações na sociedade”, avalia.

Segundo ela, família e escola são parceiras fundamentais. “Autonomia não é independência total, mas a capacidade de agir com responsabilidade. Ao oferecer apoio equilibrado — sem controle excessivo — família e escola permitem que o estudante experimente, erre e aprenda com as consequências. Quando o colégio se torna um espaço seguro para o desenvolvimento emocional e intelectual, e a família reforça esse ambiente em casa, o estudante se torna protagonista de sua própria trajetória”, enfatiza a supervisora que foi destaque esta semana, ao falar sobre o tema, no site do Rede Jesuíta de Educação (RJE), da qual faz parte o Vieira. 

Outro trabalho de destaque foi o PAA desenvolvido, no último mês, com as crianças do 3º ano EF. Foi discutido o tema da Ecologia Integral (da Campanha da Fraternidade 2025), em atividade conduzida pela orientadora Luciana Fraga e pelo pastoralista Carlinhos Bernas, promovendo também reflexões sobre responsabilidade ambiental. Veja agora mais fotos desses momentos tão singulares!   

Imagens: Secom/CAV

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo