Projetos lúdicos motivam crianças a aprenderem sobre cidadania global e identidade cultural
Com temáticas trabalhadas por série e idade, Vieira dá a largada para atividades interdisciplinares abrangendo diversas áreas do conhecimento

Desenvolver a cidadania global sem deixar de valorizar a cultura regional identitária de um povo. Com esta proposta, o Colégio Antônio Vieira promove atividades interdisciplinares para crianças e pré-adolescentes, de acordo com a série e a faixa etária. O mês de março marcou a abertura de cinco projetos pedagógicos que vão mobilizar os estudantes durante o ano letivo. São eles: “São João: retrato de um povo”, desenvolvido com estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental (EF); “Contando e Cantando o Recôncavo” (4º ano EF), Criando e Recriando o Mundo (5º ano EF) e “(En)cantos do Nordeste – Nossos Jeitos de Ser” (6º ano EF) e “Humanidades e Heranças Africanas: Um Estudo sobre a Cultura Afro-brasileira” (7º ano EF).

Com apresentações lúdicas e em diversos espaços de aprendizagem do colégio, a equipe pedagógica mostrou aos estudantes a proposta temática que vai ser trabalhada em todas as disciplinas, abrangendo diferentes áreas do conhecimento. No 3º ano EF, um trio nordestino criou o clima para a largada dos trabalhos do Projeto São João que, como manda a tradição, já teve como uma das primeiras atividades o plantio do milho no último dia 19, Dia de São José, com colheita prevista para junho, época dos festejos de São João. No 4º ano, o interesse em pesquisar a cultura do Recôncavo foi provocado a partir de uma rotação por estações, chamada de Museu da Cultura Brincante Popular, onde as crianças puderam interagir com objetos, peças de artesanato, instrumentos musicais e curiosidades da região.

RECRIANDO E ENCANTANDO
Também na sala de aula ou no Steam Lab, as crianças do 5º ano EF começaram a se aprofundar nos propósitos e reflexões advindas com a Campanha da Fraternidade, cujo tema sobre Fraternidade e Amizade Social norteia neste ano as atividades do projeto Criando e Recriando o Mundo. As crianças até puderam montar um quebra-cabeças a partir de imagens que expressam o tema.

Já os encantos da Região Nordeste começaram a ser apresentados aos estudantes do 6º ano EF em eventos em sala de aula e também no Auditório Mabel Velloso, com a participação da equipe da Biblioteca do Vieirinha e da Profa. Sálua Chequer, que é coordenadora de Projetos Culturais do Vieira e uma especialista em infância e cultura regional. No 7º ano EF, a abertura do projeto “Humanidades e Heranças Africanas” foi marcada por um aulão temático, no Mabel Velloso, sobre a valorização da cultura afro-brasileira e o respeito à diversidade, como parte de uma educação antirracista.
Veja mais momentos de projetos interdisciplinares no Vieirinha!
Leia também
-
13.05.25
Estudantes debatem na escola sobre homeschooling, avaliando polêmica da educação domiciliar
Proposta permite aos jovens atuarem com protagonismo a partir de pesquisas e dados, desenvolvendo senso crítico e argumentativo
-
12.05.25
Companhia de Jesus lança campanha global por justiça climática rumo à COP30
Iniciativa reúne a Ordem dos Jesuítas e organizações parceiras
-
11.05.25
AULA DE AMOR – Vieira celebra Dia das Mães com vídeo
Produção do colégio foi divulgada nas redes sociais
-
08.05.25
Habemus Papam! Igreja tem um novo sucessor de Pedro
O Conclave elegeu o cardeal Robert Prevost como o 267º Bispo de Roma. O anúncio à multidão foi dado pelo cardeal protodiácono Dominique Mamberti.