17.06.21

Oficina de Fotografia prepara estudantes para segunda etapa de projeto sobre Direitos Humanos

Fotógrafa Paula Menezes transmitiu noções fundamentais para alunos do 9º ano EF do Colégio Antônio Vieira

Oficina de Fotografia prepara estudantes para segunda etapa de projeto sobre Direitos Humanos

A fotógrafa e publicitária Paula Menezes, do Setor de Comunicação do Colégio Antônio Vieira, teve participação especial este mês (dias 8 e 9) no Movimento Direitos Humanos (MDH), projeto pedagógico da instituição voltado para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Ela ensinou algumas noções fundamentais da arte da Fotografia, com orientações para que os estudantes possam utilizá-las nas fotos que eles produzirão na segunda etapa da atividade, intitulada “MDH em Cena – Fotografia Autoral”. O tema deste ano é: “Olhares sobre a Vida no Contexto Pandêmico”. As postagens devem ser feitas na plataforma Moodle até a próxima segunda-feira (21).

Na oficina online, Paula Menezes destacou a fotografia como uma forma de expressão artística, “que pode traduzir uma ideia, independentemente de se estar registrando um momento ou mesmo se há correlações sociais, afetivas, geográficas etc., mas partindo da intenção de conduzir o expectador a algum sentimento ou reflexão”, como declarou. “Ao fotografar, trabalha-se também com um conceito de arte que vai além de interpretar uma realidade que já existe, de só registrar, mas de também poder dar um novo significado para o que é fotografado, um olhar que não estamos acostumados a ter”, disse. 

Os alunos aprenderam noções sobre composição, enquadramento, pós-produção, conceitos de pixels e resolução da imagem, contraluz, autorretrato, fotografia dos detalhes e suas emoções. A fotógrafa ainda mostrou exemplos de trabalhos que revelam que, “mesmo quando uma foto é feita dentro de casa, é possível torná-la mais criativa, ao se usar, propositadamente, elementos do dia a dia, como luz, sombra, cores, água, reflexo”, como explicou. 

A fotógrafa e publicitária Paula Menezes, do Setor de Comunicação do Vieira, deu dicas sobre fotografia artística

REVELANDO COMPETÊNCIAS


As informações da Oficina Online de Fotografia agora vão ajudar os alunos na etapa MDH em Cena, do Movimento Direitos Humanos. Nesta fase, o projeto tem os seguintes objetivos: promover a reflexividade sobre a vida no contexto pandêmico, suas desigualdades e direito; exercitar a experiência de uso da fotografia como recurso de aprendizagem, construção e comunicação; e, reconhecer a fotografia como uma narrativa visual capaz de traduzir e compartilhar experiências. 

Conforme destaca a coordenadora pedagógica da série, professora Vânia Virgens, a Fotografia articula as diversas competências na formação, como o pensamento científico, crítico e criativo, repertório cultural, comunicação e cultura digital, propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).  “Como aprendizagem, contribui para a construção de uma cultura que ensina a olhar, a exercitar outras dimensões que compõem a formação do ser humano.   Usando a arte, os alunos são convidados a entrar na poética do cotidiano e explorar as nuances, os cantos escondidos, os enquadramentos e focos possíveis”, completa a coordenadora.

MDH E CONCURSO DA RJE 

Até então acostumados, em maioria, a só postar fotos nas redes sociais, sem atentar aos aspectos artísticos ou profissionais, os estudantes do 9º ano EF gostaram da Oficina sobre Fotografia. “Conhecemos conceitos que vamos poder usar não só na atividade do MDH, mas em outras oportunidades e até mesmo no dia a dia de nossas publicações no Instagram, por exemplo”, conta a aluna Maria Flor Sampaio, que revela que sempre buscava trazer um pouco de sensibilidade em suas postagens e, por isso, logo se identificou com as dicas da fotógrafa Paula Menezes. 

“Alguns alunos já tinham alguma noção de tecnologia e arte para fazer uma foto, mas, a partir da Oficina, todos acabaram se igualando em condições para uma boa qualidade na produção temática do MDH e outras postagens”, acredita o estudante Leonardo Cunha. As fotografias produzidas pelas turmas do 9º ano EF do Vieira já poderão ser indicadas, por exemplo, para o 5º Concurso de Redação e Arte da Rede Jesuíta de Educação (RJE). Os 17 colégios da rede no Brasil têm até o dia 31 de julho para enviar as produções selecionadas nas turmas do 7º, 8º e 9º anos EF, que concorrem, respectivamente, nas categorias produção artística; produção textual; e, produção fotográfica. O Vieira é o único colégio que integra a RJE na Bahia.

Para os alunos Maria Flor e Leonardo, a oficina ampliou os conhecimentos dos estudantes para uma maior qualidade das produções fotográficas 


Fotos: Acervos pessoais

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo