Menu
Logo do site
Logo do site
31.10.25

Crianças revelam valorização das influências africanas em projetos pedagógicos do Vieira

Às vésperas do Mês da Consciência Negra, culminância de projetos "Mãe África" e "Território Africano" reafirmam educação étnico-racial

Crianças revelam valorização das influências africanas em projetos pedagógicos do Vieira

Promover desde cedo a identidade cultural, de forma interdisciplinar, a partir das aprendizagens de crianças que vão atuar como cidadãs globais, ajudando a transformar a sociedade. Os projetos pedagógicos “Mãe África: Alimento, História e Ancestralidade” e “Salvador, Território Africano”, realizados para alunos, respectivamente, do 2º e 3º anos do Ensino Fundamental (EF) do Colégio Antônio Vieira, são exemplos de como desenvolver uma educação antirracista, valorizando a cultura africana e suas influências na formação cultural brasileira e, particularmente, baiana. Às vésperas do Mês da Consciência Negra, as famílias dos estudantes puderam conferir, na culminância dos projetos, como o tema é tratado no colégio, de forma lúdica ao mesmo tempo em que alerta para questões tão sérias como o combate ao racismo.

Na culminância do projeto do 2º ano EF, realizada por turmas de 20 a 23 de outubro, as crianças expressaram pela arte um pouco das atividades desenvolvidas. Elas apresentaram, no anfiteatro da biblioteca, um musical inspirado no livro “Não Derrame o Leite!”, que norteou as atividades realizadas. “É um projeto que nasce do desejo de expandir o olhar das crianças sobre quem somos — como povo, como lugar, como história”, informou a coordenadora pedagógica da série, professora Adriana Novis.

Guiadas pela jornada da personagem Penda, as crianças descobriram o valor da coragem, do amor que une famílias e do respeito que floresce nas diferenças. “Mais que aprender, as crianças sentiram: ser diferente é também pertencer. E assim, entre contos e descobertas, semearam empatia, identidade e um compromisso com um mundo mais justo, desde a infância”, completou a professora Adriana. Confira um pouco de como foi no vídeo!  

Já as crianças do 3º ano EF puderam vivenciar uma verdadeira imersão na cultura da capital baiana e toda a sua influência africana, com o projeto “Salvador, Território Africano”. Culinária, música, brincadeiras, cores, arte e história que se entrelaçam na cidade de maior população negra fora da África. “O projeto interdisciplinar possibilitou uma incursão valiosa nas raízes da africanidade presente na sociedade baiana, oportunizando às crianças reflexões sobre a importância da cultura africana na nossa identidade”, destacou a coordenadora pedagógica da série, professora Andréa Oliveira.

Assim, depois de aulas bem divertidas e repletas de aprendizagens múltiplas, além de um passeio incrível na Casa das Histórias de Salvador, as crianças revelaram, com muita propriedade, o que aprenderam na culminância, realizada esta semana, de 27 a 29, no Auditório Mabel Velloso. Uma apresentação musical, seguida de exposição no Pátio Aquarela, encantou os convidados especiais: os familiares dos alunos que já haviam percebido, também no dia a dia da rotina escolar,  o entusiasmo das crianças na (re)descoberta da cidade onde nasceram ou vivem. Veja agora uma mostra das apresentações no vídeo!

Na galeria, mais fotos desses momentos especiais! 

Imagens: Secom/CAV

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo