Menu
Logo do site
Logo do site
16.10.25

Alunos do Karatê do Vieira demonstram avanços em habilidades no exame de faixa  

Famílias dos atletas karatecas conferiram conquistas do ano de aprendizagens

Alunos do Karatê do Vieira demonstram avanços em habilidades no exame de faixa  

Os alunos do Colégio Antônio Vieira que praticam karatê demonstraram na última semana, no dia 9, os avanços do ano de aprendizagens, em exame de faixa realizado no ginásio do colégio. As famílias prestigiaram o momento considerado definitivo para as novas conquistas na arte marcial. No Vieira, o karatê é desenvolvido como curso livre oferecido em parceria pela Academia Ippon, já há 30 anos. O curso visa proporcionar aos praticantes uma melhor qualidade de vida por meio da disciplina e da filosofia incorporadas à prática.

“Por meio de técnicas e ensinamentos adaptados para crianças, adolescentes e adultos de ambos os sexos, o karatê aprimora o equilíbrio, a rapidez de reflexos, educa a mente e o espírito, além de colaborar com a formação socioemocional e promover melhorias na coordenação motora. A modalidade também estimula o respeito e a disciplina e promove conhecimentos de defesa pessoal”, como destaca a equipe da Ippon, no site do colégio. Veja no vídeo um pouco de como foi o exame de faixa na última quinta-feira!

Os interessados em fazer karatê no Vieira podem obter informações pelos contatos (71) 99956-7126 (Professor Valdemir Santana) e (71) 98186-9914 (Professor Vitor Santana) ou por e-mail (academiaipponcav@gmail.com). Além do karatê, o Vieira oferece como cursos livres judô, balé e teatro. Há ainda atividades extracurriculares, como futsal, natação e Ginástica Rítmica.

SOBRE O KARATÊ

“A palavra “karatê” traduz-se como “mãos vazias”, indicando sua natureza de técnica de combate sem o uso de armas. Hoje, vai além da autodefesa, tornando-se um esporte praticado em competições olímpicas, divididas entre as modalidades de kata e kumite.

Saiba mais sobre as faixas

A ordem mais tradicional das faixas do karatê é: branca, amarela, laranja, verde, azul, roxa, marrom e preta. A partir da faixa preta, a progressão continua pelos níveis de Dan, como 1º Dan (Shodan), 2º Dan (Nidan), e assim por diante, até o 10º Dan (Judan).

• Faixa Branca: A cor inicial, que simboliza o ponto de partida e a pureza do estudante.
• Faixa Amarela: Representa a “semente” do praticante, o início do conhecimento e a capacidade de absorver o treinamento.
• Faixa Laranja: Símbolo de energia crescente e energia vital que começa a florescer no praticante.
• Faixa Verde: Representa o crescimento, o desenvolvimento contínuo e a maturidade técnica.

• Faixa Azul: Simboliza o céu, indicando que o praticante está alcançando níveis mais altos de habilidade e que a mente e o corpo estão se fundindo.
• Faixa Roxa: Indica um estágio de maturidade técnica e estabilidade.
• Faixa Marrom: Representa a maturidade e a estabilidade do praticante, com as raízes da habilidade técnica firmemente plantadas.
Faixa Preta: É a graduação mais alta para a maioria dos praticantes, representando maestria e autoridade. É o marco que dá início aos níveis de Dan (1º Dan, 2º Dan, etc.).

Com informações de IA, Academia Ippon e Brasil Escola
Imagens: Secom/CAV
 

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo