Menu
Logo do site
Logo do site
17.09.25

Projeto Virada Ecológica convida comunidade escolar a agir em prol da Casa Comum

Ação pedagógica interdisciplinar do Vieira é desenvolvida com estudantes do 7º ano EF

Projeto Virada Ecológica convida comunidade escolar a agir em prol da Casa Comum

Nada de só ficar na teoria. Em se tratando de preservação do meio ambiente, é preciso pôr a mão na massa. Ou melhor: na terra, na água e no ar! E mais: adotar, de fato, hábitos sustentáveis no dia a dia, pois os conflitos ambientais são urgentes. É preciso, sim, dar uma “virada” em nossa postura com atitudes, de fato, em prol do nosso planeta. Com essa mensagem, os estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental do Colégio Antônio Vieira apresentaram, na última semana, dos dias 9 a 12 de setembro, uma mostra de conhecimentos conquistadas e práticas realizadas, de forma interdisciplinar, nas duas primeiras unidades deste ano letivo. Foi a culminância do projeto Virada Ecológica, uma proposta que une aprendizagens múltiplas e compromisso com o cuidado com a Casa Comum.

“Com base nos princípios da sustentabilidade, da justiça social e do cuidado com a casa comum, o projeto reúne diversas áreas do conhecimento, em uma experiência educativa integrada e transformadora”, definiu a coordenadora pedagógica da série, professora Mariângela Rosier. “Por meio do projeto, os estudantes puderam refletirem criticamente sobre os desafios ambientais do presente e soluções criativas para o futuro a partir de pautas, como mudanças climáticas, poluição, consumo consciente e qualidade de vida. Ao integrar saberes e valores, os alunos são preparados não apenas para dominar conteúdos acadêmicos, mas para serem agentes de mudança em um mundo que clama por responsabilidade e esperança”, explicou.

OFICINAS DE PLANTIO

Durante os dias da culminância, as famílias dos estudantes puderam conferir oficinas de plantio (foto no topo) ou de arte com uso de materiais recicláveis. Eles puderam conferir vivenciar um pouco do clima das aulas realizadas no bosque, conferiram a exposição de maquetes “Cidades do Futuro”, com propostas sustentáveis defendidas pelos estudantes, além de apreciar produções artistas temáticas. No palco do Auditório Mabel Velloso, os alunos também fizeram uma apresentação artística, com leitura de manifestos em favor do meio ambiente e muita música, em mais uma demonstração de protagonismo com os jovens assumindo canto e instrumentos. Dentro do clima, os alunos vieram vestidos com roupas na cor verde ou com estampas florais ou alusivas à natureza, à fauna, à flora.

Conforme ressalta a professora Mariângela, este ano, a edição do projeto foi ainda mais especial, celebrando os dez anos da encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco, e em consonância com a Campanha da Fraternidade, cujo tema é Ecologia Integral. A ação também é fundamentada na 4ª Preferência Apostólica Universal da Companhia de Jesus, que trata do cuidar da Casa Comum. 

Confira agora mais fotos desse momento especial e viva ao meio ambiente!!!

Fotos: Secom/CAV

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo