30.05.22

Vinte equipes do Vieira estão na semifinal da Olimpíada Nacional de História

Estudantes participam da competição promovida pela Unicamp/SP e que se iniciou com 18 mil grupos inscritos

Vinte equipes do Vieira estão na semifinal da Olimpíada Nacional de História

Vinte equipes do Colégio Antônio Vieira estão classificadas para a semifinal da edição 2022 da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). A competição, organizada pela Universidade de Campinas (Unicamp), em São Paulo, e pela Associação Nacional de História (Anpuh), contou este ano com 73 mil participantes, aproximadamente, 18 mil equipes inscritas de todo o País. 

Conforme explica o professor de História do Vieira, Thiago Palma, que orienta os alunos na olimpíada, o colégio este ano ampliou o desempenho na competição, mesmo diante do aumento da concorrência. “No ano passado, foram cerca de 9 mil equipes inscritas e fomos para a semifinal com 16 equipes; agora, foram 18 mil grupos inscritos, o dobro, e, ainda assim, tivemos mais equipes classificadas: 20”.

Ao final da edição do ano passado, seis equipes do Vieira receberam medalhas, sendo que uma de ouro, de um total de apenas três equipes classificadas com a honraria máxima em toda a Bahia.    

PRÓXIMOS PASSOS

Este ano, após avançarem em quatro das seis fases classificatórias, as 20 equipes do Vieira seguem na competição até 11 de junho, agora com 2,2 mil equipes concorrentes de, praticamente, todos os estados. A previsão é que a final da competição seja realizada de forma presencial, na Unicamp, nos dias 20 e 21 de agosto. Devido à pandemia, nas duas últimas edições, em 2020 e 2021, a última etapa ocorreu de forma online. 

Além de temas sobre a História do Brasil, a ONHB apresenta questões que permeiam assuntos interdisciplinares, como geografia, literatura, arqueologia, patrimônio cultural, urbanismo, atualidades etc. As seis fases online têm duração de uma semana cada. As respostas às questões de múltipla escolha e realização de tarefas podem ser elaboradas pelos participantes com base em debate com os colegas, pesquisa em livros, internet, orientação do professor, além de uma gama de documentos e referências oferecidas na prova.

Pois é: nada fácil, viu?
Nossos cumprimentos aos estudantes vieirenses por mais esta conquista!

Com informações e imagem do site oficial da ONHB.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo