Vierenses promovem oficina na associação ‘Abraço a Microcefalia’
Ação teve como ponto de partida um dos projetos apresentados na Expociência 2016
Isabele Burgos, Vitor Alves, Erica Winter e João Pedro Machado, alunos da 1ª série EM do Colégio Antônio, tiveram a possibilidade de colocar em prática um estudo apresentado durante a edição de 2016 da Expociência. Através do suporte oferecido pelo Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (Sorpa), eles se tornaram voluntários no dia 20 de julho para a confecção de objetos (almofadas, livros e cubos sensoriais e de encaixe) que podem ajudar no desenvolvimento da coordenação motora de crianças que integram a associação “Abraço a Microcefalia”, situada no bairro da Saúde, em Salvador.
Os produtos desenvolvidos na oficina são de baixo custo e podem ser replicados facilmente pelas mães do projeto. “Levamos o projeto e a ideia para a equipe do Sorpa e eles toparam na hora. Fiquei muito feliz em poder ajudar e entender a realidade daquelas famílias de perto”, comentou a aluna Isabele Burgos.
Segundo Mila Mendonça, mãe e vice-presidente do “Abraço a Microcefalia”, a ação desenvolvida pelos vieirenses foi muito importante para reforçar que com ideias simples é possível chegar a grandes resultados. “Fiquei encantada com o engajamento dos estudantes do Vieira no projeto de voluntariado existente no colégio. É algo que eu considero fundamental para a formação do caráter. Essa iniciativa dos jovens em organizar a oficina foi muito especial pelo protagonismo dos estudantes ao oferecer soluções para as mães que estão lidando com a microcefalia”, destacou ela.
Força do voluntariado
A participação dos alunos contemplou uma agenda quinzenal de oficinas oferecidas às mães da associação. “Foi uma experiência indescritível, que certamente proporcionou aos alunos participantes a oportunidade de serem pessoas cada vez mais compassivas”, relatou o pastoralista responsável pelo voluntariado do Vieira, Paulo Silva (Paulão). Para o estudante Vitor Alves, a visita foi uma oportunidade especial de exercício da solidariedade e da cidadania. “Poder apoiar as famílias que convivem com uma doença que ainda é tão desconhecida do público em geral foi algo que nos motivou a ampliarmos as nossas ações como voluntários”, disse ele.
O coordenador do Setor de Orientação Religiosa e Pastoral, prof. João Ramiro, também acompanhou a oficina e destacou a importância das ações do voluntariado para a formação dos alunos do Vieira. “Trabalhar com crianças é sempre muito especial e surpreendente. Além disso, é também uma forma de poder praticarmos o amor de Cristo com o próximo”, afirmou. Ele ainda ressaltou que os estudantes interessados em participar das ações do voluntariado podem realizar a inscrição diretamente no Sorpa.
Para saber mais sobre o projeto “Abraço a Microcefalia”, acesse: www.abracoamicrocefalia.com.br
Leia também
-
28.10.25
Avla completa 110 anos e consolida força da academia entre gerações de jovens estudantes
Aniversário foi celebrado com série de espetáculos e filmagem de documentário, além do Sarau Atrás da Porta, que encerra atividades do ano histórico
-
28.10.25
AVLA 110 ANOS – Uma história que dá filme
A Academia Vieirense de Letras e Artes vai ter sua trajetória centenária contada em documentário feito pelos próprios estudantes
-
27.10.25
Vieira Games consolida sucesso de projeto em edição que contou com participação da ETE de Minas Gerais
Evento é organizado pelo Setor de Mídia Educacional e Tecnologia do colégio baiano
-
27.10.25
Futsal do Vieira é campeão 2025 dos Jogos dos Colégios Particulares de Salvador
Em partida emocionante, time ganhou de virada na prorrogação