Vieirenses participam de etapa seletiva para a 1ª ONU Intercolegial da RJE
Os 14 alunos selecionados formarão a equipe que representará o Vieira em setembro, no Rio de Janeiro.

A última etapa seletiva para a 1ª ONU Intercolegial, evento que a Rede Jesuíta de Educação promoverá durante o mês de setembro, no Rio de Janeiro, propondo uma simulação da Organização das Nações Unidas, fez com que os vieirenses demonstrassem altos níveis de percepção, compreensão, criatividade e argumentação. O evento, denominado 1ª ONU CAV Colegial, ocorreu no dia 16/06 e discutiu um tema da agenda internacional: Guantánamo (2017). Os alunos, que representavam diferentes delegações, tiveram que defender a política externa adotada pelos países que estavam representando, aprendendo a negociar e solucionar conflitos.
Em 2018, o Colégio Antônio Vieira integra a equipe organizadora da I ONU Intercolegial da RJE, que vai ocorrer no Colégio Santo Inácio (RJ), no período de 11 a 15 de setembro. A coordenadora pedagógica da 1ª série EM, prof.ª Léa Pontes, responsável pela articulação do projeto nas duas escolas, enfatiza a importância dessa ação da Rede Jesuíta de Educação. “É uma iniciativa que tem como conceito principal difundir e abordar os princípios das Nações Unidas com o objetivo de preparar os alunos na busca de soluções coletivas para os problemas mundiais. Isso contribui no processo de formação de líderes e cidadãos conscientes da realidade atual, preparando os participantes para o convívio com as diferenças de um mundo sem fronteiras, através do estudo da cultura e política de outros países representados”, ressaltou ela.
A professora Gigi Albuquerque, responsável pelo acompanhamento de todo o processo da ONU CAV e da edição intercolegial, destaca que a ação cria um ambiente favorável para o aprendizado, valorizando, acima de tudo, o protagonismo dos alunos. “Ao abordar temáticas relevantes para a paz mundial, sua organização e execução colabora para o desenvolvimento de qualidades e potencialidades fundamentais na formação integral do nosso alunado”, ressaltou ela. Os comitês da 1ª ONU Intercolegial vão discutir a guerra na Síria, a crise na Venezuela, a Guerra dos Seis Dias e a perseguição do povo Rohingya, em Mianmar.
Para a estudante Malu Costa, o “I ONU CAV Colegial” proporcionou uma nova perspectiva política e social. “Aprendemos a debater democraticamente e a expor e defender nossa opinião com respeito aos outros debatedores. Esse foi um dos maiores desafios e a experiência foi fantástica”, relatou ela. O vieirense Leonardo Lima teve a oportunidade de vivenciar a experiência participando como jornalista, profissão que pretende seguir. “Essa oportunidade foi muito importante para minha vida, pois tive real experiência do jornalismo, uma profissão que me define muito, e assim pude ver mais de perto toda a preparação e dedicação dos alunos para essa simulação realizada aqui no Vieira”, frisou.
Leia também
-
01.07.25
CASA COMUM – Abertas inscrições para curso de extensão on-line formativo para COP 30
Aulas visam aprofundamento em temas da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, prevista para novembro em Belém
-
30.06.25
Colaboradores do Vieira têm treinamento sobre Lei Lucas e primeiros socorros
Ação demonstra atenção dada pelo colégio ao cuidado com a pessoa e ao cumprimento das normas legais
-
27.06.25
Forró do Trabalhador encerra festejos juninos no Vieira em clima de celebração e agradecimento
Evento promoveu confraternização dos colaboradores docentes e não-docentes do colégio
-
26.06.25
ARTIGO – Ruah e Direitos: aprendendo com o projeto, rezando com a vida
Integrante da equipe de Formação Cristã do Vieira, William Justa faz reflexão, relacionando Espírito Santo, fé e projeto interdisciplinar para jovens estudantes