Vieira TOP retoma atividades conectando crianças às vivências e aprendizagens no mundo real
Projetos pedagógicos do Tempo Integral estimulam alunos para novas descobertas fora das telas, usadas apenas para fins de aprendizagem
Crianças entretidas para além da distração exclusiva nas telas, descobrindo o mundo em contato direto com a natureza, defendendo e montando sua própria alimentação saudável ou brincando e aprendendo sobre o oceano ou as grandes descobertas científicas da humanidade. Parece até sonho, no contexto atual de pequenos sempre hiperconectados aos celulares, tablets e afins. Mas, é real! Foi a realidade experienciada, no primeiro semestre letivo, pelos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental (EF) do Colégio Antônio Vieira que participam do programa de tempo integral do colégio, batizado de Vieira TOP. Os resultados apresentados na culminância dos projetos pedagógicos do Integral encantaram as famílias, diante de tantos avanços revelados pelos alunos que só usaram as telas apenas para complementação das aprendizagens no mundo real.
Assim como no turno regular, as atividades do 2º semestre letivo do Vieira TOP estão sendo retomadas nesta segunda-feira (8), prometendo surpreender ainda mais as famílias com novos projetos. A programação do Tempo Integral em si já é um diferencial. Após turno regular das aulas, no matutino, as crianças tiram o uniforme para aprender ainda mais e de uma forma sempre muito lúdica e ainda mais divertida.
No Steam Lab, elas têm atividades de robótica e maker (faça você mesmo), criando ou refazendo invenções e brinquedos que podem ajudar outras crianças, as pessoas e o planeta; na horta e na aula gourmet, em pleno contato com a natureza no Espaço Criançando, elas aprendem sobre alimentação saudável enquanto colocam literalmente a mão na massa e na terra para plantar frutas e hortaliças ou mesmo produzirem suas receitas. O programa ainda prevê esportes como natação, futsal e Ginástica Rítmica para movimentar ainda mais a garotada, estimulando interações entre o mundo real, qualificando o tempo delas fora do uso excessivo das telas.
Até na hora de fazer o dever de casa, tudo parece mais interessante. Uma professora da própria escola acompanha as turminhas, por série, promovendo mais aprendizagens, ciente das propostas pedagógicas da escola e estimulando reflexões sobre os novos conhecimentos construídos no turno regular. Neste mesmo processo de desenvolvimento da autonomia e senso crítico, elas vão além: participando de projetos pedagógicos onde podem pôr em prática tudo o que aprenderam enquanto se divertiam no turno integral com outros colegas também “top”.
PROJETOS PEDAGÓGICOS
– GRANDES INVENÇÕES
Como parte das ações do programa visando o desenvolvimento da autonomia no aprendizado e o protagonismo estudantil, as crianças do 5º ano EF discutiram temas para um projeto pedagógico, mostrando de um jeito bem particular e muito dinâmico – um “telejornal” teatral ao vivo, com vinhetas, VTs, âncoras e repórteres interagindo com as famílias – o que aprenderam a respeito da origem, inclusive o porquê dos nomes, de importantes invenções que mudaram a história da humanidade. Tudo mostrado de forma bilíngue, no dia 18 de junho (foto do topo). Sim, porque o Vieira TOP também inclui um reforço diário da educação bilíngue do turno regular do Vieira.
“Achei o projeto maravilhoso. Fiquei mesmo encantada com as crianças, a forma como criaram o projeto, como apresentaram. Tudo bem organizado. Eu fiquei impressionada mesmo, além de todo o conhecimento que elas revelaram sobre como as coisas foram criadas e a importância que têm na sociedade, para a humanidade hoje, a exemplo da internet, da lâmpada, do avião. Fiquei maravilhada, principalmente por causa da autonomia dos alunos, já que nem precisaram tanto assim da ajuda dos pais, desenvolvendo a ideia com muita autonomia, muita desenvoltura, revelando a capacidade de apresentarem coisas tão maravilhosas. Parabéns!”, declarou Vanderléia Lima, mãe de Sofia, aluna do Integral do 5º ano EF. “Léia”, como é mais conhecida, foi um dos familiares dos estudantes que estiveram no colégio, em junho, para conferir a culminância dos projetos pedagógicos exclusivos do Vieira TOP.
– ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
O encantamento das famílias também foi percebido nas outras séries do Vieira TOP, diante do grande desempenho também dos alunos menores no encerramento dos projetos realizados no primeiro semestre letivo. No 1º ano EF foi apresentado, no dia 6 de junho, o projeto sobre alimentação saudável com uma exposição dos trabalhos realizados, uma apresentação musical em inglês e um momento gourmet, no refeitório do Integral, com a confecção do brigadeiro de banana junto com as famílias.
– INSETOS SOCIAIS E O MEIO AMBIENTE
No dia 5 de junho, foi a vez da galerinha do 2º ano EF revelar tudo o que aprendeu sobre os bichos de jardim (abelhas, borboletas, formigas etc), insetos sociais e a preservação do meio ambiente, com uma exposição na sala de convivência e apresentação musical em inglês, além de uma oficina de origami ministrada pela equipe da biblioteca, contando desta vez com a participação dos pais dos alunos.
– IMPORTÂNCIA DA CIÊNCIA
A apresentação do 3º ano EF, no dia 17 de junho, também foi pautada nas descobertas da ciência. Na sala de convivência, houve exposição e explanação dos alunos sobre as experiências científicas realizadas durante o semestre. Depois, no Steam Lab, mostraram, na prática, uma experiência junto à família.
– FOSSA DAS MARIANAS E VIDA MARINHA
No 4º ano EF, o tema foi a Fossa das Marianas. Trata-se do local mais profundo dos oceanos, atingindo uma profundidade de 10,9 mil metros. Fica no Oceano Pacífico, a leste das Ilhas Marianas. A culminância, na Sala de Convivência no dia 19 de junho, contou com uma exposição dos animais marinhos raros existentes na Fossa das Marianas, com a explicação das crianças. Após esse momento, crianças e famílias foram ao Steam Lab para demonstrar a aplicação dos conhecimentos no Kahoot, plataforma educacional baseada em jogos.
Veja mais fotos da culminância dos projetos do 1º semestre letivo!
Fotos: Secom/CAV.
Leia também
-
04.11.24
Estudante do Vieira descobre novo asteroide e é premiado em programa do Ministério da Ciência e Nasa
Aluno Peter Padre Araújo foi destaque em projeto internacional, realizado pelo governo federal em parceria com a Agência Espacial Americana
-
04.11.24
Importância da escrita à mão na educação de crianças e jovens em tempos digitais
Orientadora educacional no Colégio Antônio Vieira, a psicopedagoga Josana Baqueiro faz alerta sobre excesso de digitação
-
01.11.24
Em último dia de aula, Terceirão do Vieira recebe afeto e flores das famílias em momento de pura emoção
Ação pegou muitos jovens de surpresa e contribuiu para reafirmar diferencial da formação integral do colégio
-
01.11.24
Missa do Enem traz fé e confiança aos estudantes do Vieira para realização do Exame
Momento de espiritualidade na semana que antecede as provas é um dos diferenciais do colégio