04.07.22

Vieira retoma aulas no segundo semestre consolidando práticas pedagógicas de novo PPP

Documento, que até então datava de 2015, foi atualizado este ano incorporando princípios e metodologias já adotadas

Vieira retoma aulas no segundo semestre consolidando práticas pedagógicas de novo PPP

O Colégio Antônio Vieira retoma as aulas neste segundo semestre, consolidando os princípios e metodologias educativas do seu Projeto Político-Pedagógico (PPP). Este ano, o PPP da instituição foi atualizado, com a incorporação de novas práticas de ensino-aprendizagem que já vinham sendo adotadas nos últimos anos, mas que ainda não constavam, oficialmente, do antigo documento, datado de 2015. Clique aqui e confira a íntegra do PPP 2022 do Vieira, disponibilizada no site do colégio (seção ‘Como Educamos’).

“O nosso colégio já tinha dado muitos passos largos na atualização do currículo no dia a dia, com o redesenho em diversos projetos, mas isso não constava na versão anterior do documento do PPP, que era de 2015. Então, era preciso que fosse publicada uma versão atualizada que correspondesse ao que a escola faz hoje, também já considerando a nova versão do Projeto Educativo Comum (PEC) da Rede Jesuíta de Educativa (RJE), que foi atualizado no ano passado”, explica a diretora-geral do Vieira, professora Mariângela Risério. Ela informa que todo o trabalho de atualização do documento, bem como do próprio redesenho curricular no dia a dia, “é fruto de estudo, pesquisa, experiências, reflexões e diálogo crítico, criativo e coletivo” junto a toda a comunidade educativa vieirense, incluindo a parceria constante com as famílias.

A diretora-geral do Vieira, professora Mariângela Risério, ficou à frente da equipe que promoveu os trabalhos de atualização do PPP

PRINCÍPIOS E VALORES 

A diretora-geral ressalta, entretanto, que a atualização do PPP do Vieira, incorporando práticas e teorias educacionais contemporâneas, mantém a prioridade ao cumprimento das normas legais brasileiras (a exemplo da Base Nacional Comum Curricular – BNCC) e, sobretudo, aos princípios e valores da Companhia de Jesus, que são um diferencial da qualidade educativa das unidades que compõem a RJE. “O Paradigma Pedagógico Inaciano (PPI), as Características da Educação da Companhia de Jesus e o documento Colégios Jesuítas: uma Tradição Viva no Século XXI, entre outros elaboradores pela Ordem, são nossas raízes pedagógicas fundantes. Não existimos, portanto, fora disso. Assim, dialogamos com outras teorias, propostas, metodologias que vão surgindo ao longo dos anos, mas sem perdermos de vista nossos princípios, valores e propósitos da educação da Companhia, como parte de um currículo voltado para a formação integral e integradora de crianças e jovens do tempo presente”.

MUNDO COMPLEXO E INTERCONECTADO

Como resume a professora Mariângela Risério, é nesta perspectiva do desenvolvimento integral da pessoa que a Companhia de Jesus compreende a Educação, face ao contexto político, econômico, social e cultural, exercendo, por isso, forte influência nas transformações sociais ocorridas ao longo da história. “A escola, socialmente situada, é parte fundamental dessa transformação e deve estar comprometida com a renovação da sociedade”, frisa a diretora-geral do Vieira, no texto de apresentação do documento. O PPP do Vieira, como conclui a educadora, “traduz a identidade de um colégio da Companhia de Jesus, membro da Rede Jesuíta de Educação no Brasil (RJE), e revela nossas crenças e valores, buscando responder na contemporaneidade, através da Pedagogia e Espiritualidade Inaciana, com competência, compromisso, profundidade e sentido, aos desafios de um mundo complexo, interconectado e globalizado”.

Fotos: Secom/CAV.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo