01.09.23

Vieira realiza 27ª edição da Expociência. Confira os dias para a visitação, por série

Evento faz parte das ações de iniciação científica e estímulo à pesquisa acadêmica

O Colégio Antônio Vieira realiza, de 5 a 14 de setembro, a Expociência 2023. A mostra de experimentos e projetos científicos já virou tradição, a partir de um projeto pedagógico que prevê atividades de iniciação científica, desde as séries iniciais do Ensino Fundamental.  A Expociência é um exemplo das ações nesse sentido, que se apresenta em com duas versões: uma para o Vieirinha e outra para o Vieirão.

EXPOCIÊNCIA VIEIRINHA

Dias 5 e 6 de setembro acontece a Expociência para as turmas do 1º ao 5º ano EF, com visitação aberta às famílias dos estudantes. Divididas em equipe, as crianças apresentam, em estandes, as noções sobre as leis da Ciência que foram trabalhadas em sala de aula, a partir de experimentos diversos que contribuem para o processo de aprendizagem e para despertar o interesse pela investigação científica. As crianças se empenham para apresentar às famílias suas descobertas, além de terem a experiência própria de participação em um grande evento do gênero. As pesquisas e as experiências apresentadas vão ganhando maior complexidade, conforme a faixa etária.

Crianças demonstram experimentos durante o evento (Arquivo 2022)

Programação da Expociência Vieirinha

5/9 (terça-feira)
Matutino: abertura e apresentação 4º e 5º ano EF
Vespertino: apresentação do 1º ao 5º ano EF
Horário: 14h às 15h30

6/9 (quarta-feira)
Matutino: apresentação do 1º ao 3º ano
Horário: 7h30 às 9h

Local: quadras 1 e 2 (Vieirão)

EXPOCIÊNCIA VIEIRÃO

Para os estudantes do 6º ao 8º ano EF, a mostra será no dia 12 de setembro​, com 83 projetos, já integrando a Expociência do Vieirão. No dia 14 de setembro , o evento reúne a apresentação dos projetos selecionados das equipes do 9º ano EF ao Ensino Médio diurno e noturno, com 88 projetos (confira abaixo a programação completa). ​​

Os trabalhos, tanto na categoria de “divulgação científica” quanto de “iniciação à pesquisa”, visam promover reflexões sobre temas contemporâneos a partir de elementos científicos ou mesmo propondo soluções, com base na Ciência, para questões diversas. Nesta etapa, os estudantes também têm que desenvolver e expor nos estandes os pôsteres científicos, dentro dos padrões técnicos exigidos.

Gestor dos laboratórios do Vieira, Valmir Lopes
integra a comissão organizadora da Expociência

“As famílias vão encontrar este ano uma enorme variedade de temas durante a Expo. Além disso, como todo ano, vão se surpreender com a capacidade dos seus filhos em apresentar trabalhos acadêmicos”, acredita Valmir Lapa, gestor dos laboratórios do Vieira e um dos integrantes da Comissão Organizadora. “É uma oportunidade a mais para o nosso alunado, pois, além de se desenvolverem na parte acadêmica, desenvolvem habilidades relacionadas ao trabalho coletivo, união do grupo, ou seja, as relações interpessoais”, completa.

A Expociência foi criada inicialmente como um projeto do Laboratório de Química, em que ao final das atividades os alunos apresentavam o que aprendiam em sala de aula para seus familiares. Após um tempo, a participação foi crescendo, sendo necessário sair do laboratório para um espaço mais amplo. Neste momento, surge a primeira feira de ciências, anos depois se consolidando como a Expociência que temos hoje”, conta Valmir. Considerando os formatos originários, já seriam mais de 30 edições do evento.

PROGRAMAÇÃO DA EXPOCIÊNCIA VIEIRÃO

EXPOSITORES: ALUNOS DO 6º AO 8º ANO EF

11/9 (segunda-feira)
Organização dos stands