29.03.21

Vieira promove série Conexão Família & Escola, ampliando interação com famílias de alunos dos 1º e 2º anos EF

Importância da parceria em tempos de atividades remotas marcou reflexões e partilhas na abertura do evento em edição virtual

Vieira promove série Conexão Família & Escola, ampliando interação com famílias de alunos dos 1º e 2º anos EF

Os desafios e anseios de acompanhar a aprendizagem de crianças pequenas em tempos de atividades remotas, bem como a importância da parceria das famílias, entre si e com a escola, foram os temas que marcaram as reflexões e partilhas na abertura, na última sexta-feira (26), da edição 2021 do evento Conexão Família & Escola. A série de encontros especiais com pais e responsáveis pelos alunos dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental (EF) visa estreitar laços e apoiar as famílias, tendo como tema “Parceria em tempos de pandemia: fortalecendo vínculos e construindo aprendizagens”.  

O evento será realizado até esta quarta-feira (31), com as turmas do 1º ano EF, sempre de 11h às 11h50 (para turmas do matutino) e de 17h às 17h50 (para turmas do vespertino), conforme cronograma abaixo. Depois, do dia 12 de abril e até o dia 16 do próximo mês, os encontros serão retomados, destinados às famílias das turmas do 2º ano EF. 

PROGRAMAÇÃO

  • 26/03 sexta-feira: 1º ano EF – A
  • 29/03 segunda-feira: 1º ano EF – B e J
  • 30/03 terça-feira: 1º ano EF – C
  • 31/03 quarta-feira: 1º ano EF – D
  • 12/04 segunda-feira: 2º ano EF – A e J
  • 13/04 terça-feira: 2º ano EF – B
  • 14/04 quarta-feira: 2º ano EF – C
  • 15/04 quinta-feira: 2º ano EF – D
  • 16/04 sexta-feira: 2º ano EF – E

“É um momento bem intimista, de bate-papo, com o objetivo de nos aproximarmos ainda mais, fortalecendo nossas relações e partilhando experiências, para que possamos construir aprendizagens que contribuam com o desenvolvimento das nossas crianças”, destacou a professora Aline Silvany, orientadora educacional do 1º ano EF, na abertura do Conexão Família & Escola, com a turma A, na última sexta-feira (26). A diretora acadêmica do Vieira, professora Ana Paula Marques, também prestigiou o evento que ainda contou com a participação dos pastoralistas Núbia Guimarães e Rafael Nascimento, do Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (Sorpa), conduzindo o momento de oração.

As dinâmicas que se seguiram estimularam a interação, a reflexão e a partilha de vivências entre as famílias, sobretudo, quanto aos desafios de acompanhar a aprendizagem das crianças nas atividades remotas, estando, paralelamente, em home office ou tendo que trabalhar fora de casa. Coordenadora pedagógica dos 1º e 2º anos EF, a professora Adriana Novis falou sobre como o Colégio atua respeitando as características dessa faixa etária, “sempre com um olhar cuidadoso, buscando acolher as singularidades de cada criança, reconhecendo as suas potencialidades e desenvolvendo a sua autonomia para favorecer a construção de novas aprendizagens”, como frisou.   

Primeira etapa da série especial de encontros virtuais está sendo realizada com famílias do 1º ano EF  

PARTILHAS 

Na abertura do Conexão Família & Escola 2021, a pesquisadora de temas relacionados à educação na era digital, a professora universitária Maria Carolina Sampaio, mãe do aluno Cauã (e também de Igor, do 3º ano EF), declarou que tem acompanhado a evolução dos estudantes e os investimentos feitos pelo Vieira para a qualidade cada vez maior do programa de atividades remotas. “Estou atenta, como mãe e como pesquisadora, e fico realmente impressionada com a fácil adaptação das crianças e os investimentos que vêm sendo feitos pelo Colégio para aprimorar cada vez mais o projeto remoto”, disse ela que também tem acompanhado o ensino remoto em escolas norte-americanas como objeto de pesquisa. “Os desafios são os mesmos, seja aqui ou lá”, revelou. 

“No início, fiquei muito ansiosa achando que meu filho sentiria muito a falta dos coleguinhas da antiga escola, mas a interação com a nova turma foi muito rápida, pela própria facilidade de adaptação das crianças, mas principalmente pela atuação da escola também nesse sentido”, contou a engenheira Luciana Paz, mãe do aluno Aloísio. “Entrar numa escola nova em um processo remoto foi visto, a princípio, como um grande desafio para as famílias, mas agora estamos vendo que nossos filhos e filhas têm, realmente, tirado de letra”, concluiu a advogada Diana Guerreiro, mãe da aluna Laís. Ela ainda parabenizou o Colégio pelas ações em prol da integração com famílias. “Apesar de não estarmos presencialmente, vocês do Vieira fazem questão de se fazer sempre muito presentes”, concluiu. 

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo