Vieira promove série Conexão Família & Escola, ampliando interação com famílias de alunos dos 1º e 2º anos EF
Importância da parceria em tempos de atividades remotas marcou reflexões e partilhas na abertura do evento em edição virtual
Os desafios e anseios de acompanhar a aprendizagem de crianças pequenas em tempos de atividades remotas, bem como a importância da parceria das famílias, entre si e com a escola, foram os temas que marcaram as reflexões e partilhas na abertura, na última sexta-feira (26), da edição 2021 do evento Conexão Família & Escola. A série de encontros especiais com pais e responsáveis pelos alunos dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental (EF) visa estreitar laços e apoiar as famílias, tendo como tema “Parceria em tempos de pandemia: fortalecendo vínculos e construindo aprendizagens”.
O evento será realizado até esta quarta-feira (31), com as turmas do 1º ano EF, sempre de 11h às 11h50 (para turmas do matutino) e de 17h às 17h50 (para turmas do vespertino), conforme cronograma abaixo. Depois, do dia 12 de abril e até o dia 16 do próximo mês, os encontros serão retomados, destinados às famílias das turmas do 2º ano EF.
PROGRAMAÇÃO
- 26/03 sexta-feira: 1º ano EF – A
- 29/03 segunda-feira: 1º ano EF – B e J
- 30/03 terça-feira: 1º ano EF – C
- 31/03 quarta-feira: 1º ano EF – D
- 12/04 segunda-feira: 2º ano EF – A e J
- 13/04 terça-feira: 2º ano EF – B
- 14/04 quarta-feira: 2º ano EF – C
- 15/04 quinta-feira: 2º ano EF – D
- 16/04 sexta-feira: 2º ano EF – E
“É um momento bem intimista, de bate-papo, com o objetivo de nos aproximarmos ainda mais, fortalecendo nossas relações e partilhando experiências, para que possamos construir aprendizagens que contribuam com o desenvolvimento das nossas crianças”, destacou a professora Aline Silvany, orientadora educacional do 1º ano EF, na abertura do Conexão Família & Escola, com a turma A, na última sexta-feira (26). A diretora acadêmica do Vieira, professora Ana Paula Marques, também prestigiou o evento que ainda contou com a participação dos pastoralistas Núbia Guimarães e Rafael Nascimento, do Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (Sorpa), conduzindo o momento de oração.
As dinâmicas que se seguiram estimularam a interação, a reflexão e a partilha de vivências entre as famílias, sobretudo, quanto aos desafios de acompanhar a aprendizagem das crianças nas atividades remotas, estando, paralelamente, em home office ou tendo que trabalhar fora de casa. Coordenadora pedagógica dos 1º e 2º anos EF, a professora Adriana Novis falou sobre como o Colégio atua respeitando as características dessa faixa etária, “sempre com um olhar cuidadoso, buscando acolher as singularidades de cada criança, reconhecendo as suas potencialidades e desenvolvendo a sua autonomia para favorecer a construção de novas aprendizagens”, como frisou.
PARTILHAS
Na abertura do Conexão Família & Escola 2021, a pesquisadora de temas relacionados à educação na era digital, a professora universitária Maria Carolina Sampaio, mãe do aluno Cauã (e também de Igor, do 3º ano EF), declarou que tem acompanhado a evolução dos estudantes e os investimentos feitos pelo Vieira para a qualidade cada vez maior do programa de atividades remotas. “Estou atenta, como mãe e como pesquisadora, e fico realmente impressionada com a fácil adaptação das crianças e os investimentos que vêm sendo feitos pelo Colégio para aprimorar cada vez mais o projeto remoto”, disse ela que também tem acompanhado o ensino remoto em escolas norte-americanas como objeto de pesquisa. “Os desafios são os mesmos, seja aqui ou lá”, revelou.
“No início, fiquei muito ansiosa achando que meu filho sentiria muito a falta dos coleguinhas da antiga escola, mas a interação com a nova turma foi muito rápida, pela própria facilidade de adaptação das crianças, mas principalmente pela atuação da escola também nesse sentido”, contou a engenheira Luciana Paz, mãe do aluno Aloísio. “Entrar numa escola nova em um processo remoto foi visto, a princípio, como um grande desafio para as famílias, mas agora estamos vendo que nossos filhos e filhas têm, realmente, tirado de letra”, concluiu a advogada Diana Guerreiro, mãe da aluna Laís. Ela ainda parabenizou o Colégio pelas ações em prol da integração com famílias. “Apesar de não estarmos presencialmente, vocês do Vieira fazem questão de se fazer sempre muito presentes”, concluiu.
Leia também
-
13.09.24
Expociência do Vieirão avança em qualidade científica e tem projetos premiados e indicados para grandes eventos nacionais
Diante do sucesso do novo formato, direção do colégio anuncia mais avanços para o evento em 2025
-
13.09.24
Orquestras Castro Alves e Neojibá fazem apresentação gratuita neste sábado (14) no Santuário Nossa Senhora de Fátima, no Vieira
O concerto tem regência dos maestros Adauri de Oliveira e Eduardo Salazar
- 12.09.24 Avla encanta público de jovens estudantes do Vieira na edição 2024 do Dance Grammy Awards
-
12.09.24
Aluno do Vieirinha é um dos destaques da Bienal Internacional do Livro em São Paulo
Vini Souza expõe obra "Os Supercães" no Espaço Infâncias no dia 15 no Anhembi