03.06.22

Vieira promove Semana do Meio Ambiente

Sustentabilidade do planeta é um dos pilares do Projeto Político-Pedagógico do Vieira

Vieira promove Semana do Meio Ambiente

Por conta do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, o Colégio Antônio Vieira promove uma semana especial de atividades voltadas para a conscientização ambiental. O protagonismo dos estudantes é o grande diferencial das ações que se concentram entre os dias 6 a 10 de junho, sendo que algumas atividades já foram iniciadas logo no início do mês. A programação especial também celebra os 50 anos da Conferência de Estocolmo, que culminou na instituição do dia 5 de junho como o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Os temas sobre sustentabilidade ambiental fazem parte do Projeto Político-Pedagógico (PPP) do Vieira e permeiam, de forma transdisciplinar, as atividades voltadas para a aprendizagem durante todo o ano. O cuidado com a Casa Comum é, inclusive, uma das Preferências Apostólicas Universais da Companhia de Jesus, assim como é referenciado pelos documentos fundantes da Pedagogia Inaciana, a exemplo do “Colégios Jesuítas: uma tradição viva no século XXI”.

Agenda 2022 do Vieira, distribuída para estudantes do 1º ao 4º ano EF, traz como tema o cuidado com a Casa Comum

NAV

No caso específico do Vieira, a instituição conta com um núcleo ambiental. Integrado por alunos, a partir da articulação de professores, o Núcleo Ambiental do Vieira (NAV) alia-se à coordenação pedagógica para discutir e planejar ações nesse sentido. Em relação aos eventos deste ano, a bióloga e professora de Ciências, Maria Goretti Sousa, que é a articuladora do NAV, explica que “o tema do Dia Mundial do Meio Ambiente 2022, “Uma Só Terra”, tem como foco a vida sustentável em harmonia com a natureza, em um ano muito especial, por conta dos 50 anos da Conferência de Estocolmo, que designou o dia 5 de junho como Dia Mundial do Meio Ambiente”, como frisou.

“Iremos abordar esses 50 anos de forma reflexiva, convidando os alunos a pensarem sobre a importância da preservação dos recursos naturais e da manutenção da vida no planeta”, informa a professora Maria Goretti. Um dos vídeos selecionados pelo NAV para serem discutidos esta semana com os estudantes é a produção “Plástico é Ouro”, da WWF (World Wide Fund for Nature) – organização não-governamental internacional que atua nas áreas da conservação, investigação e recuperação do meio ambiente em todo o mundo.

ATIVIDADES

Para a Semana do Meio Ambiente 2022 estão programadas as seguintes atividades por série (veja abaixo). Na Biblioteca do Vieirinha, está programada ainda contação de história, em turmas e horários diversos, sobre o livro “Fiz o que pude”, da autora Lucília Junqueira Prado. “Será uma apresentação diferenciada, em formato de teatro, sobre a obra que retrata a importância e a implicação de cada um com as questões ambientais”, explica a bibliotecária Jaqueline Torres.

Semana do Meio Ambiente 2022

1º ano EF – Roda de conversa com as crianças sobre o meio ambiente.
Atividade: produção de cartazes e vivência dos sentidos (trabalho em grupo): 1º a 3/06
2º ano EF – Roda de conversa e vivência dos sentidos. Datas variadas por turma.
3º ano EF – Um dia sem embalagens, lanche saudável: 3/06
4º ano EF – Jogo do Biodegradável. Os estudantes separarão produtos biodegradáveis dos não biodegradáveis, em um mural posto no corredor da série. Atividade foi iniciada, em classe, com o conceito de biodegradável: 3/06
5º ano EF – Roda de conversa a partir do vídeo -“10 lines on World Environment Day“. Data varia conforme a turma.
6º ano EF – Vivência – Storytelling: The flood. Datas variadas por turma.
7º ano EF – Reflexão sobre objetivos do desenvolvimento sustentável: 6 a 10/06
8º ano EF – Troca de experiências sobre o impacto de embalagens no meio ambiente/sensibilização com vídeos.
9º ano EF – Exposição de Fotos: A Ecologia do Bosque do CAV.
As fotos foram feitas pelos alunos: 1º a 03/06.
Ensino Médio/diurno
Produção de vídeos alusivos aos 50 anos do Dia Mundial do Meio Ambiente.
Plantio de mudas no Bosque do Vieira: ação Plante essa Ideia: 6/06.
Campanha Repense, com doação de roupas em parceria com o voluntariado: 6 a 15/06.
Ensino Médio/noturno
Sensibilização, abordando a questão da Casa Comum e “Abraço no Bosque”.