03.10.20

Vieira promove programação especial no Mês da Criança 2020

Live e outras atividades especiais foram cuidadosamente planejadas, considerando contexto de interação virtual

Vieira promove programação especial no Mês da Criança 2020

O Colégio Antônio Vieira preparou uma programação especial, a partir desta segunda-feira (5) e até o dia 12, marcando as comemorações pelo Mês da Criança. As atividades, envolvendo brincadeiras, jogos e eventos em geral, foram cuidadosamente planejadas para celebrar a infância junto com os alunos do Vieirinha. A programação especial é organizada pela equipe pedagógica e da biblioteca do Vieirinha.

Tudo já considerando o contexto de interação virtual, por conta da necessidade de distanciamento social imposto pela pandemia de Covid-19. A proposta também mantém as finalidades do projeto educativo da Rede Jesuíta de Educação (RJE) de valorização das múltiplas potencialidades de aprendizagem da infância, até mesmo nos momentos da mais pura brincadeira.

LIVE NA QUARTA

Um dos marcos da programação será a live, prevista para esta quarta-feira (7), a ser transmitida pelo perfil oficial do Vieira no Instagram. Na oportunidade, alunos do 3º ano do Ensino Fundamental vão apresentar, “de forma bem descontraída com jeitinho de criança” alguns dos trabalhos apresentados durante as aulas on-line, a exemplo de uma emocionante poesia batizada de “Saudades do CAV”, como antecipa a coordenadora pedagógica da série, a professora Milmar Haun.

“Convidadas a trabalhar a oralidade, dentro do eixo proposto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os alunos fizeram uma série de apresentações na segunda unidade, expressando-se de forma poética, literária, cordelista ou musical. As performances foram tão ricas que decidimos agora realizar um momento para compartilhá-las, bem informalmente e respeitando a naturalidade das crianças, por meio de uma live, batizada pelas professoras de #Sarau em Casa”, conta a coordenadora.

CONECTADOS PARA BRINCAR

As aulas de Educação Física já estão em ritmo especial desde a semana passada. Na série Conectados para Brincar, os professores promovem bingo com objetos, caça aos “tesouros” da casa, esportes com balões coloridos e bolas de meia, entre outras atividades. Tudo incentivando os alunos a adotarem um visual bem descontraído, de acordo com a imaginação de cada um, contando sempre com a parceria das famílias.

Momento de aulas do Professor Sócrates Correia no 1º ano EF (Educação Física)

APRENDIZAGEM E DIVERSÃO

Os momentos de aprendizagem e diversão estão programados também para outras séries do Vieirinha. Listamos aqui algumas já previstas para ir animando logo a garotada. Confira!

1º ano EF

• Cineminha com Pipoca
  • Aniversário do Brinquedo Favorito
  • Confecção dos Braceletes dos Super-Heróis
  • Baile à Fantasia
  • Contação de Histórias
  • Oficina de Origami (dobraduras)
  • Jogos e brincadeiras divertidas
  • Quem é você no Mundos das Artes? (Criança se caracteriza de acordo com obra ou artista favorito)

2º ano EF

• Gincana das Profissões
  • Bingo e jogos
  • Um dia de Mestre Cuca
  • Quem é você no Mundo das Artes

3º ano EF

• Oficina de Origami
  • Conectados para Brincar (Educação Física)
  • Fun Time/Bilíngue – jogos, desafios e brincadeiras usando o vocabulário de inglês,
    Quem é você no Mundo das Artes?
  • Atividades musicais
  • #SarauemCasa – Live da escola transmitida pelo Instagram com apresentações de poesias, cordel ou músicas, pelas crianças (dia 7)

4º ano EF

• Show de Talentos
  • Momento Criançando, com a profa. Sálua Chequer (brincadeiras, parlendas, charadas e muito mais!)
  • Fun Time/Jogos do Bilíngue
  • Período: mês de outubro
  • Quem é você no Mundo das Artes

5º ano EF