28.09.20

Vieira promove avaliação diagnóstica dos alunos em ano de atividades remotas

Ação visa verificar nível de aprendizagem ao longo de quase sete meses de distanciamento social imposto pela pandemia de Covid-19

Vieira promove avaliação diagnóstica dos alunos em ano de atividades remotas

Após duas unidades realizadas, exclusivamente, com atividades remotas por conta da pandemia da Covid-19, o Colégio Antônio Vieira promove, a partir desta segunda-feira (28) e durante todo o mês de outubro, uma avaliação diagnóstica da aprendizagem dos alunos. De acordo com a diretora acadêmica do Vieira, a professora Ana Paula Marques, mesmo tendo investido na formação da equipe pedagógica e no aprimoramento constante do programa de atividades síncronas e assíncronas, o Colégio optou por fazer um diagnóstico, por disciplina, antes de seguir para a próxima e última unidade.

A diretora acadêmica do Vieira, professora Ana Paula Marques, frisa importância do aluno responder avaliações, “sem mediação e sendo fiel ao aprendizado

“O objetivo é identificar eventuais dificuldades específicas enfrentadas pelos alunos em determinados objetos do conhecimento, com a finalidade de que a equipe de coordenadores, professores e orientadores educacionais desenvolva estratégias de intervenção para que o aluno avance em sua aprendizagem, ainda este ano, caso seja necessário”, explica a professora Ana Paula. A medida foi anunciada às famílias dos estudantes em reunião virtual no mês de maio, voltando a ser informada agora em setembro, em comunicado enviado, por e-mail – com todos os detalhes sobre os procedimentos necessários, bem como os cronogramas sugeridos, conforme os turnos e séries.

A diretora acadêmica do Vieira destaca que, independentemente da definição pelas autoridades públicas quanto ao retorno presencial, a avaliação diagnóstica, após duas unidades, representa um passo significativo para os alunos e toda a comunidade educativa, sobretudo, no contexto atual. “É um momento decisivo nessa caminhada para planejarmos a finalização deste ano letivo atípico e já organizarmos o próximo, tendo clareza das aprendizagens asseguradas e daquelas que precisam ser retomadas”, diz. A professora Ana Paula ressalta ainda a importância do aluno responder às avaliações, “de forma autônoma, sem nenhuma mediação e sendo fiel ao seu aprendizado”.

Fotos: acervo pessoal e Secom/CAV | Na foto de abertura, a aluna Sophia Martins (7º ano EF) em aprendizagem a partir de atividades remotas.