26.08.24

Vieira inova e oferece curso extra para resolução de problemas matemáticos no Ensino Médio

Ação com estudantes da 2ª série EM prevê novos encontros até o final do ano letivo

Vieira inova e oferece curso extra para resolução de problemas matemáticos no Ensino Médio

A preparação dos estudantes da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Antônio Vieira para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares ganhou um diferencial de peso. Além do robusto programa preparatório, iniciado desde as séries finais do Ensino Fundamental com reforço no Ensino Médio, os alunos da série puderam participar este ano, no contraturno, de um Curso de Resolução de Problemas Matemáticos, “como uma ação pedagógica para retroalimentar aprendizagens significativas da série”, como frisa a coordenadora pedagógica da série, professora Andréa Oliveira, ressaltando que os alunos do colégio já contam de forma regular, também no turno oposto, de aulas de aprofundamento em Ciências Naturais e Humanidades. 

No caso do curso extra, a ação foi desenvolvida, visando ampliar as competências dos estudantes, principalmente quanto a parte interpretativa dos problemas matemáticos. “Com o objetivo de aprimorar e aprofundar as estratégias de resolução de problemas matemáticos, foi utilizada uma abordagem sistemática das Etapas de Resolução de Problemas do matemático húngaro George Polya, envolvendo a compreensão do problema, planejamento da solução, execução do plano e, por fim, a revisão e verificação do resultado”, explica a professora Ella Rodrigues, mestre em Matemática Pura e Aplicada, e que ficou à frente do curso extra, realizado em três dias. 

DESAFIOS MATEMÁTICOS 

Nos encontros, os estudantes foram orientados a se focarem na metodologia de Polva, desafiando seus conhecimentos, sem distrações, enquanto buscavam resolver os problemas matemáticos considerados mais desafiadores do Enem e vestibulares. “Os alunos foram lembrados de que aprender significa transformar a matéria estudada em memórias de longa duração, sendo também estimulados a, partindo do que já sabem, reformular o cérebro para gerar novos comportamentos e aprendizados”, diz a mestre. “Foi bom, me ajudou e também porque gosto desse modelo de aula com desafios matemáticos para a gente tentar resolver, seguidos de explicação”, declarou o aluno Alberto Nuno. 

NOVOS ENCONTROS 

Resultado: o projeto foi considerado um sucesso, com retorno muito positivo dos estudantes em geral, pedindo a continuidade do curso nas pesquisas de avaliação. “Como professora, fiquei impressionada e feliz em ver que, mesmo após a jornada regular de aulas no matutino, os alunos estavam concentradíssimos e com vontade de aprender”, revela a professora Ella. O Setor de Coordenação Pedagógica (Secop) do Vieira já está, inclusive, está verificando se há possibilidade de adequar novos encontros ao calendário até o final do ano letivo. 

“Estou ouvindo muitos feedbacks positivos dos alunos e isso é bastante animador”, diz a coordenadora Andréa, concluindo: “Possibilitar espaços onde o aprender a aprender é evidenciado e capaz de ressignificar processos de aprendizados para os alunos é função principal desses encontros. É investindo na construção de estratégias de resoluções de problemas que potencializam a autonomia dos sujeitos da aprendizagem que teremos ainda melhores resultados nos processos”.  

Fotos: Secom/CAV.

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