07.02.22

Vieira e Transalvador aliam-se em busca de medidas que amenizem engarrafamentos

Colégio apoia Operação Volta às Aulas, realizada pelo órgão visando contar também com a parceria de motoristas e pedestres

Vieira e Transalvador aliam-se em busca de medidas que amenizem engarrafamentos

Situado no Garcia há mais de 90 anos, o Colégio Antônio Vieira foi uma das primeiras instituições a se instalar na região. De lá para cá, o desenvolvimento do bairro, por conta da valorização imobiliária e pela ocupação desordenada, tem também se refletido em questões típicas da expansão urbana, a exemplo de engarrafamentos, sobretudo, nos horários de saída dos estudantes. Implicado com a questão, o colégio está em constante diálogo com a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), além de promover ações como a contratação de monitores treinados pelo órgão, ampliação das opções de entrada e saída por série, adoção de aplicativo de trânsito como forma de estimular uma maior rotatividade dos veículos, sinalização educativa, readequação dos espaços internos, entre outras. O Vieira também apoia iniciativas da Transalvador, a exemplo da campanha para educação no trânsito “Operação Volta às Aulas”, realizada na última sexta-feira (4) em frente à entrada do Vieirão.

Conforme explica o superintendente de Transalvador, Marcus Passos, a operação especial está sendo desenvolvida, a cada dia, em diversos bairros em frente às escolas, visando justamente amenizar o engarrafamento nos horários de fluxo da entrada e saída dos estudantes. Antes do Garcia, a ação já havia sido realizada em um colégio instalado no bairro de Nazaré e deve seguir, nos próximos dias, para outros estabelecimentos de ensino da cidade. No dia, as equipes da Superintendência distribuem panfletos aos motoristas e pedestres com orientações e instalam faixas com mensagens educativas para uma maior fluidez no trânsito, além de ampliar o número de agentes nos locais. Um grande boneco caracterizado de agente de trânsito chamou a atenção das crianças, também convocadas, de forma lúdica, a orientar os pais, recebendo “talões de multinha”.   

PARCERIA

“Envolvemos todos na ação, pois há o contexto não só de fiscalização e orientação, mas a conscientização e educação no trânsito que é mais importante, para que desenvolvam comportamentos de respeito e gentileza no trânsito”, disse Passos, no lançamento da operação. Para o diretor de Gestão de Pessoas do Vieira, professor Sérgio Silveira, “a parceria com a Transalvador é extremamente importante, principalmente neste início das aulas, quando as famílias ainda estão decidindo sobre o transporte escolar entre outras ações que impactam na redução do fluxo de veículos”. 
O diretor ressalta que, mesmo adotando medidas específicas junto à comunidade escolar, a presença de mais agentes de trânsito – podendo fazer alterações provisórias nos horários de pico, além de promover ações educativas, contribuindo com a escola na orientação às famílias para, por exemplo, reduzir, ao máximo, o tempo de embarque e desembarque – é fundamental para os avanços nessa parceria. “Estamos em permanente contato com a Transalvador estudando formas para amenizar os congestionamentos que impactam não apenas as famílias dos alunos, mas também os moradores do bairro”, assegurou.

Diretor de Gestão de Pessoas do Vieira, professor Sérgio Silveira concedeu entrevista sobre a questão

ALUNA EMBAIXADORA

A gerente de Educação para o Trânsito da Transalvador, Mirian Bastos, destacou a parceria e a determinação do Vieira na busca de amenizar a questão dos engarrafamentos e infrações diversas, contribuindo com as ações educativas do órgão, inclusive quanto à formação dos estudantes nesse sentido. “Temos, por exemplo, como um dos nossos embaixadores mirins de trânsito, uma aluna do colégio que se destacou em primeiro lugar nas atividades”, disse, referindo-se à estudante Julia Pedreira, do 4º ano do Ensino Fundamental (EF).


Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo