Vieira e Transalvador aliam-se em busca de medidas que amenizem engarrafamentos
Colégio apoia Operação Volta às Aulas, realizada pelo órgão visando contar também com a parceria de motoristas e pedestres

Situado no Garcia há mais de 90 anos, o Colégio Antônio Vieira foi uma das primeiras instituições a se instalar na região. De lá para cá, o desenvolvimento do bairro, por conta da valorização imobiliária e pela ocupação desordenada, tem também se refletido em questões típicas da expansão urbana, a exemplo de engarrafamentos, sobretudo, nos horários de saída dos estudantes. Implicado com a questão, o colégio está em constante diálogo com a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), além de promover ações como a contratação de monitores treinados pelo órgão, ampliação das opções de entrada e saída por série, adoção de aplicativo de trânsito como forma de estimular uma maior rotatividade dos veículos, sinalização educativa, readequação dos espaços internos, entre outras. O Vieira também apoia iniciativas da Transalvador, a exemplo da campanha para educação no trânsito “Operação Volta às Aulas”, realizada na última sexta-feira (4) em frente à entrada do Vieirão.
Conforme explica o superintendente de Transalvador, Marcus Passos, a operação especial está sendo desenvolvida, a cada dia, em diversos bairros em frente às escolas, visando justamente amenizar o engarrafamento nos horários de fluxo da entrada e saída dos estudantes. Antes do Garcia, a ação já havia sido realizada em um colégio instalado no bairro de Nazaré e deve seguir, nos próximos dias, para outros estabelecimentos de ensino da cidade. No dia, as equipes da Superintendência distribuem panfletos aos motoristas e pedestres com orientações e instalam faixas com mensagens educativas para uma maior fluidez no trânsito, além de ampliar o número de agentes nos locais. Um grande boneco caracterizado de agente de trânsito chamou a atenção das crianças, também convocadas, de forma lúdica, a orientar os pais, recebendo “talões de multinha”.

PARCERIA
“Envolvemos todos na ação, pois há o contexto não só de fiscalização e orientação, mas a conscientização e educação no trânsito que é mais importante, para que desenvolvam comportamentos de respeito e gentileza no trânsito”, disse Passos, no lançamento da operação. Para o diretor de Gestão de Pessoas do Vieira, professor Sérgio Silveira, “a parceria com a Transalvador é extremamente importante, principalmente neste início das aulas, quando as famílias ainda estão decidindo sobre o transporte escolar entre outras ações que impactam na redução do fluxo de veículos”.
O diretor ressalta que, mesmo adotando medidas específicas junto à comunidade escolar, a presença de mais agentes de trânsito – podendo fazer alterações provisórias nos horários de pico, além de promover ações educativas, contribuindo com a escola na orientação às famílias para, por exemplo, reduzir, ao máximo, o tempo de embarque e desembarque – é fundamental para os avanços nessa parceria. “Estamos em permanente contato com a Transalvador estudando formas para amenizar os congestionamentos que impactam não apenas as famílias dos alunos, mas também os moradores do bairro”, assegurou.

ALUNA EMBAIXADORA
A gerente de Educação para o Trânsito da Transalvador, Mirian Bastos, destacou a parceria e a determinação do Vieira na busca de amenizar a questão dos engarrafamentos e infrações diversas, contribuindo com as ações educativas do órgão, inclusive quanto à formação dos estudantes nesse sentido. “Temos, por exemplo, como um dos nossos embaixadores mirins de trânsito, uma aluna do colégio que se destacou em primeiro lugar nas atividades”, disse, referindo-se à estudante Julia Pedreira, do 4º ano do Ensino Fundamental (EF).
Leia também
-
04.07.25
Delegação do Vieira participa do VII Congresso Nacional de Educação Católica
Após três dias de formação, evento encerra-se nesta sexta-feira (4) no Ceará
-
01.07.25
CASA COMUM – Abertas inscrições para curso de extensão on-line formativo para COP 30
Aulas visam aprofundamento em temas da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, prevista para novembro em Belém
-
30.06.25
Colaboradores do Vieira têm treinamento sobre Lei Lucas e primeiros socorros
Ação demonstra atenção dada pelo colégio ao cuidado com a pessoa e ao cumprimento das normas legais
-
27.06.25
Forró do Trabalhador encerra festejos juninos no Vieira em clima de celebração e agradecimento
Evento promoveu confraternização dos colaboradores docentes e não-docentes do colégio