27.12.21

Vieira é homenageado com moção de aplausos pela Câmara de Salvador

110 anos da instituição e 500 anos da Companhia de Jesus foram oficialmente celebrados pela Casa Legislativa

Vieira é homenageado com moção de aplausos pela Câmara de Salvador

Os 110 anos do Colégio Antônio Vieira, completados neste ano de 2021, receberam monção de aplausos pela Câmara Municipal de Salvador. A iniciativa foi do vereador Joceval Rodrigues (Cidadania) que também prestou homenagem aos 500 anos de conversão de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus, ordem religiosa da qual fazem partem os colégios da Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE). O Vieira é o único integrante da Rede na Bahia.

A monção de aplausos 179/21 foi publicada na edição do Diário Oficial do Município no dia 26 de novembro, voltando a ser destacada agora em dezembro pelo vereador: “Não poderia deixar de ressaltar a influência dos jesuítas na metodologia de ensino do Colégio Antônio Vieira, sobretudo, quanto ao seu olhar social, antenado com a realidade dos mais pobres. É uma felicidade, portanto, saber que uma instituição como esta permanece, há 110 anos, viva, atuando e mudando a história do nosso País”, declarou Joceval Rodrigues. “Que Deus possa incentivar, motivar e cuidar dos líderes jesuítas e do setor acadêmico como os que atuam no Vieira e que continue abençoando todos os seus professores, alunos e colaboradores em geral”, completou.

O Colégio Antônio Vieira foi fundado pela Companhia de Jesus em 1911, passando a ocupar a sede atual, no Garcia, a partir de 1933. Os jesuítas que construíram a escola, mais de 200 anos depois da morte de Antônio Vieira, não hesitaram em prestar a justa homenagem ao padre, por ter honrando bravamente a missão evangelizadora e educacional da ordem religiosa, fundada por Inácio de Loyola. Desde então, o Vieira, com atualmente cerca de 3.500 alunos, consolidou-se como referência de excelência acadêmica, com inovações pedagógicas e metodológicas que o destacam, ano após ano, como exemplo da alta qualidade da proposta educacional inaciana em todo o mundo.