Vieira celebra bicentenário da Independência do Brasil na Bahia
Além das atividades em História e Arte, tema é abordado em eventos culturais e projeto interdisciplinar com excursão
Com o sentimento de honra que une os baianos pela passagem de um 2 de Julho ainda mais especial, o Colégio Antônio Vieira celebra os 200 anos da Independência do Brasil na Bahia. Os estudantes estão em recesso normal do período e as aulas só serão retomadas no próximo dia 10, mas eles e, certamente, toda a comunidade escolar chegam a este marco histórico compreendendo o importante significado da vitória dos nossos heróis populares na resistência contra a dominação das tropas portuguesas em 1823 –dez meses depois que Dom Pedro já havia declarado, em São Paulo, a Independência do Brasil.
CARETAS DO MINGAU
A participação das mulheres na Independência do Brasil na Bahia já ganha destaque logo na volta às aulas do Vieirão, com a instalação artística “Representatividade do Feminino na Arte e na Ciência”, a ser aberta no dia 10 de julho. Na mostra serão também homenageadas as “Caretas do Mingau”, manifestação cultural realizada há cerca de 100 anos e que festeja a participação das mulheres de Saubara, na região do Recôncavo, nas lutas baianas. Munidas de panelas, elas vestiam branco, fingindo ser assombrações, para afugentar os combatentes adversários, ao mesmo tempo em que distribuíam mingau para pais, maridos, filhos e amigos diretamente envolvidos nas batalhas pela Independência. Em setembro, outras heroínas do 2 de Julho, como Maria Felipa, Maria Quitéria e Joana Angélica, estarão entre as personalidades a serem destacadas na Arena Cultural do Vieirão, que terá como tema o protagonismo feminino.
ROTA DA INDEPENDÊNCIA
No Vieirinha, no primeiro semestre letivo, o bicentenário foi abordado nas aulas de História e, também, de Arte, com alunos retratando a participação popular na luta pela Independência do Brasil na Bahia. No 4º ano do Ensino Fundamental (EF), as crianças até fizeram uma excursão pela Rota da Independência em Salvador, conhecendo locais que contam muito da história de resistência dos baianos, passando a compreender, por exemplo, nomes de bairros, ruas e monumentos que se referem ao 2 de Julho. As atividades fazem parte do projeto interdisciplinar “Contando e Cantando o Recôncavo”, que também vai destacar o tema na culminância dos trabalhos, prevista para agosto, com mostra das aprendizagens para as famílias dos estudantes.
Sim, um ano especial de muitas aprendizagens e celebrações.
Parabéns à Bahia e aos baianos!
Leia também
-
12.12.25
Estudantes atores do Cia Teatro Griô encantam público em apresentação de 'A odisseia da Odisseia'
Mostra artística revelou aprendizagens do curso livre para alunos do Vieira
-
12.12.25
Com marca assinada por Bel Borba, turma de 1975 do Vieira celebra 50 anos com reencontro
Evento reuniu eternos amigos em um bar e restaurante no bairro da Pituba
-
11.12.25
Marimpietri conduz formações para professores e gestores no PDG e Planejamento Pedagógico
Palestras fazem parte do conjunto de ações do Vieira voltadas para a saúde mental da equipe
-
10.12.25
Peça 'Foi por Esse Amor' valoriza relações familiares em apresentação para colaboradores do Vieira
Sessões exclusivas na Sala de Arte Sálua Chequer agradaram público, que aplaudiu de pé